Sergio Souza debate agenda comercial para aumentar comércio com Venezuela — Rádio Senado

Sergio Souza debate agenda comercial para aumentar comércio com Venezuela

LOC: SERGIO SOUZA DEBATE AGENDA COMERCIAL NO PARANÁ PARA AUMENTAR COMÉRCIO COM VENEZUELA.  

LOC: O INGRESSO DE MAIS UM MEMBRO NO MERCOSUL FOI UM DOS ASSUNTOS ANALISADOS NESTA TERÇA-FEIRA EM SEMINÁRIO SOBRE POLÍTICA EXTERNA. A REPORTAGEM É DE NILO BAIRROS:  

(Repórter) O seminário acontece na Câmara dos Deputados e, na abertura, recebeu o ministro de Relações Exteriores. Antonio Patriota falou sobre o novo espaço ocupado pelo Brasil no mundo e explicou a agenda externa do país. Entre as prioridades, lembrou, estão as áreas de ciência, tecnologia e inovação, motivo pelo qual a presidente Dilma Rousseff tem feito visitas a centros de excelência em vários países. Segundo Antonio Patriota, avanços nessas áreas são essenciais para ganhar novos mercados e vencer a competitividade asiática, por exemplo. Ele destacou que o comércio também deve crescer entre os vizinhos, lembrando o ingresso da Venezuela no MERCOSUL, acertado no final de julho. O processo está em fase de regulamentação, já que são necessários acertos de tarifas e regras comuns de comércio, entre outros detalhes técnicos. Mas o governo brasileiro, líder do bloco, espera resolver essas pendências ainda neste ano para inaugurar nova linha de comércio com o país vizinho e seus 30 milhões de consumidores. O otimismo do ministro Antonio Patriota foi compartilhado pelo senador Sergio Souza, do PMDB do Paraná. O senador, que faz parte da Comissão de Relações Exteriores, tem discutido estratégias para aproveitar a isenção de impostos, que vai tornar o produto brasileiro mais competitivo, e aumentar as vendas ao novo integrante do bloco comercial 

(Sergio Souza) A Venezuela é uma compradora em potencial de produtos manufaturados e pode comprar do Brasil. Eu, como senador do Paraná, junto com associação comercial do Paraná e com a Federação das indústrias do Paraná, estamos acertando uma agenda com empresariado e com o governo da Venezuela para tratar desse mercado comum entre o Paraná e a Venezuela. 

(Repórter) Sobre a suspensão do Paraguai, outro parceiro do MERCOSUL, o ministro das Relações Exteriores brasileiro disse esperar que seja “temporária e breve”. O Paraguai está suspenso do bloco desde junho, depois da deposição do presidente eleito, Fernando Lugo. Mas, como lembrou Antonio Patriota, a suspensão não interfere nas relações econômicas nem na cooperação entre os países. O seminário “Os Desafios da Política Externa Brasileira em um Mundo de Transição” continua nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados.
18/09/2012, 08h12 - ATUALIZADO EM 18/09/2012, 08h12
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00