Projeto quer punir pais ausentes na educação dos filhos — Rádio Senado

Projeto quer punir pais ausentes na educação dos filhos

LOC: O DATASENADO QUER SABER A SUA OPINIÃO SOBRE O PROJETO QUE ESTABELECE PUNIÇÃO PARA OS PAIS QUE NÃO FOREM À ESCOLA ACOMPANHAR O RENDIMENTO DOS FILHOS.

 LOC: É SÓ ACESSAR O PORTAL DO SENADO NA INTERNET E VOTAR, ATÉ O DIA 30 DE SETEMBRO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: "Você é a favor ou contra a aplicação de multa para pais e responsáveis que não compareçam periodicamente às escolas de seus filhos?" Essa é a pergunta que está na página do serviço DataSenado, da Secretaria de Pesquisa e Opinião. Até o dia 30 de setembro, os internautas poderão votar acessando o link "Enquete", no portal www.senado.gov.br O sistema registra apenas um voto por "IP", uma espécie de carteira de identidade do computador. O foco é um projeto do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal. Cristovam quer que os pais sejam obrigados a ir à escola pelo menos uma vez a cada dois meses para acompanhar o rendimento dos filhos. E os pais ausentes poderão receber as mesmas penalidades de quem deixa de votar, como multa e impedimento de obter passaporte e entrar no serviço público. 

(CRISTOVAM) No Brasil, o voto é obrigatório. Mais importante ainda que o voto obrigatório é a participação dos pais na educação dos filhos na escola. 

(REPÓRTER) Chefe do Serviço do DataSenado, o estatístico Marcos de Oliveira explicou que uma enquete como a do projeto de Cristovam Buarque é diferente de uma pesquisa de opinião, que apura de forma mais exata o que as pessoas pensam sobre determinado tema. 

(MARCOS) As pesquisas de opinião que nós fazemos seguem todo o rigor metodológico. É feita uma amostragem probabilística, um plano de amostragem que permite fazer uma inferência para a população brasileira. E, na enquete, ela representa apenas a opinião daqueles que responderam, que participaram da enquete. 

(REPÓRTER) Neste ano, o DataSenado já fez 16 enquetes sobre projetos em discussão na Casa, entre eles, o que torna crime a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. O levantamento de maior repercussão foi sobre a proposta que permite a produção e o porte de drogas para consumo próprio. Foram registrados mais de 370 mil votos: 85 por cento a favor e 15 por cento contra.
18/09/2012, 12h22 - ATUALIZADO EM 18/09/2012, 12h22
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00