População já apresentou mais de 7 mil sugestões para Código Penal — Rádio Senado

População já apresentou mais de 7 mil sugestões para Código Penal

LOC: A POPULAÇÃO JÁ APRESENTOU MAIS DE 7 MIL E 700 SUGESTÕES DE MUDANÇAS EM TEMAS POLÊMICOS DO CÓDIGO PENAL, COMO ABORTO, EUTANÁSIA, HOMOFOBIA E DROGAS.

LOC: DESDE AGOSTO, A PÁGINA DO SENADO NA INTERNET ABRIU ESPAÇO PARA RECEBER PROPOSTAS E OPINIÕES DA SOCIEDADE. CONFIRA AS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE GEORGE CARDIM. 

(REPÓRTER): Sebastião Alcides Gusmão, de Campinas, em São Paulo, quer a aprovação imediata da pena de morte. Aline Queiroz, de Ubajara, no Ceará, diz que a maconha não deve ser descriminalizada, pois é a porta de entrada para drogas mais pesadas. Valter Júnior, de Cascavel, no Paraná, defende a redução da maioridade penal de 18 para 14 anos. Já Carmelita Campos, de Taguatinga, no Distrito Federal, e Eveline Andrade, de Guarulhos, em São Paulo, têm opiniões diferentes sobre a questão do aborto. Estas são algumas das mais de 7 mil e 700 sugestões enviadas pela população para os senadores da Comissão Especial de Reforma do Código Penal. O presidente do colegiado, senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, explicou que o novo Código Penal traz novidades como os crimes de bullying e jogo do bicho. E propõe mudanças em temas polêmicos, como aborto, eutanásia, homofobia e drogas. Ele destaca que o projeto mexe com a vida dos brasileiros e considera fundamental o debate com a sociedade. 

(EUNÍCIO) "Para que a gente possa receber da sociedade brasileira sugestões. Tirar deste contexto a média do que pensa do que deseja a sociedade e obviamente o que pensa os senadores que são aqueles que vão efetivamente fazer a lei, né? Mas é preciso que a gente todo estes debate, todas esta informação. Veja o que pensa as pessoas comuns, a pessoas que formam opinião". 

(REPÓRTER) Eunício Oliveira ainda afirmou que os parlamentares vão analisar as sugestões e críticas enviadas pela sociedade na elaboração da nova lei. Desde agosto, o colegiado abriu um espaço na página do Senado na internet para receber as propostas e diferentes opiniões sobre o projeto. O endereço é www.senado.gov.br/alosenado O cidadão também pode se manifestar pelo telefone 0800 61 2211. A ligação é gratuita. O novo código deve ser analisado pela comissão especial de senadores, pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo plenário do Senado. Se aprovado, será encaminhado à Câmara dos Deputados.
18/09/2012, 01h55 - ATUALIZADO EM 18/09/2012, 01h55
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00