Ao tomar posse, Marta pede que deputados votem o projeto do Vale-Cultura — Rádio Senado

Ao tomar posse, Marta pede que deputados votem o projeto do Vale-Cultura

LOC: AO TOMAR POSSE NO MINISTÉRIO DA CULTURA, MARTA SUPLICY DEFENDE ACESSO MAIOR DA POPULAÇÃO ÀS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS. 

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO AFIRMA QUE UM PAÍS SÓ SERÁ UMA POTÊNCIA MUNDIAL SE FOR UMA POTÊNCIA CULTURAL. 

TÉC: A senadora licenciada Marta Suplicy, do PT de São Paulo, assumiu nessa quinta-feira o cargo de ministra da Cultura. Em seu discurso de posse, ela agradeceu ao Senado pela aprovação nessa quarta-feira da Proposta de Emenda à Constituição do Sistema Nacional de Cultura, que agiliza a liberação de recursos para estados e municípios. Ao citar iniciativas na área da cultura quando foi prefeita de São Paulo de 2001 a 2005, a nova ministra fez um apelo para que os deputados votem o projeto do Vale-Cultura, já aprovado pelo Senado. Pela proposta, cada trabalhador receberá uma ajuda de custo mensal de R$ 50 para a compra de livros, ingressos para teatro, shows e teatro, por exemplo. 

(Marta) Vou fazer um pedido para os companheiros da Câmara para que tenham o mesmo empenho para a aprovação do Vale-Cultura, que acredito que fará uma grande revolução na vida do povo brasileiro, assim como vai incentivar e muito a produção cultural.  

REP: Marta Suplicy lembrou que o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, criou a Lei de Incentivo à Cultura no mandato de presidente da República. Ao elogiar a indicação de Marta Suplicy, o senador José Sarney destacou a importância da cultura no desenvolvimento de um país. 

(Sarney) Não se pode ter um país que não seja uma potência se não for uma potência cultural. Isso é o que o Brasil tem descuidado. Há um certo descompasso no tratamento da Cultura no Brasil. Esperamos que a Marta vai fazer uma revolução no Ministério da Cultura, não tenho dúvida disso.  

REP: O líder do PT, senador Walter Pinheiro, da Bahia, espera que Marta Suplicy possa explorar o que chamou de rico potencial cultural do país.  

(Walter) Espero que ela dê conteúdo e essa é uma das coisas que tem faltado ao Ministério da Cultura. O Brasil tem uma rica produção cultural e uma capacidade imensa de agregação dessas diversas frentes da cultura. O Brasil tem um potencial muito grande para a transversalidade que dialoga com a economia. 

REP: Durante o afastamento do exercício do mandato de Marta Suplicy, ela será substituída pelo suplente Antônio Carlos Rodrigues, que é vereador em São Paulo pelo PR.
13/09/2012, 01h17 - ATUALIZADO EM 13/09/2012, 01h17
Duração de áudio: 02:21
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00