CDH debate envelhecimento da população brasileira — Rádio Senado

CDH debate envelhecimento da população brasileira

LOC: O GOVERNO E A SOCIEDADE DEVEM SE PREPARAR PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DO ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO. A AVALIAÇÃO FOI FEITA DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS. 

LOC: SEGUNDO AUTORIDADES E ESPECIALISTAS, AS PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS SOFREM DIVERSOS TIPOS DE VIOLÊNCIA, COMO EXPLORAÇÃO ECONÔMICA, AGRESSÕES E ABANDONO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: Segundo o Censo 2010 do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil tem 20 milhões de idosos, cerca de 10 por cento da população. E o envelhecimento é uma tendência no país. Em 2050, serão mais de 60 milhões de pessoas idosas. Em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos, especialistas e autoridades mostraram que o envelhecimento é bastante desigual no Brasil, e os mais pobres são os que mais sofrem com a falta de políticas específicas, como cuidados médicos e abrigos públicos. Para o presidente da Comissão de Direitos de Humanos, Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, o governo e a sociedade devem se preparar para superar este cenário. 

(Paim) Um dos maiores desafios é vencer o preconceito contra a velhice. É garantir a esta parcela da população meios dignos de sobrevivência., qualidade de vida e acesso a direitos e garantias a todos que estejam com idade igual ou superior a a sessenta anos 

(REPÓRTER) A ministra Maria do Rosário, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, disse que o aumento da expectativa de vida é um sinal de progresso. No entanto, ela afirmou que esta parte da população é muito vulnerável e sofre diversos tipos de violência, como exploração econômica, agressões físicas e psicológicas e abandono. Para garantir mais qualidade de vida e os direitos fundamentais destas pessoas, a ministra defendeu a criação de secretarias municipais do idoso em todas as cidades brasileiras. 

(Maria do Rosário) Não temos uma presença positiva de conselhos municipais. Então nesta audiência pública uma das primeiras medidas que eu quero propor é um grande mutirão para instalarmos em cada município um conselho municipal do idoso 

(REPÓRTER) A Secretaria de Direitos Humanos também informou que em 2011, o Disque 100 Idoso recebeu cerca de 44 mil denúncias de violência contra idosos, entre elas, abuso sexual, agressão física e exploração econômica. A ligação para o Disque 100 é gratuita e pode ser feita de celular ou telefone fixo. O serviço funciona 24 horas por dia.
11/09/2012, 02h31 - ATUALIZADO EM 11/09/2012, 02h31
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00