Senadores do Nordeste pedem ajuda para regiões atingidas pela seca — Rádio Senado

Senadores do Nordeste pedem ajuda para regiões atingidas pela seca

LOC: MAIS DE 150 MUNICÍPIOS NO CEARÁ DECRETARAM ESTADO DE EMERGÊNCIA POR CAUSA DA SECA. SEGUNDO A FUNDAÇÃO CEARENSE DE METEOROLOGIA E RECURSOS HÍDRICOS, ESTA DEVERÁ SER A MAIS RIGOROSA ESTIAGEM ENFRENTADA PELO ESTADO NOS ÚLTIMOS 19 ANOS E A QUINTA PIOR DA HISTÓRIA. 

LOC: JÁ SÃO 75 DIAS SEM CHUVA. DIANTE DESTA SITUAÇÃO, OS SENADORES NORDESTINOS PEDEM APOIO DO GOVERNO PARA DIMINUIR O SOFRIMENTO DAS POPULAÇÕES DESSAS ÁREAS. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TEC: Dos 184 municípios cearenses, 178 já decretaram situação de emergência. Para suprir a falta de água potável onde a situação é mais grave, o Exército leva água a 93 localidades com carros-pipa. O serviço de meteorologia do Estado, Funceme, informou que no primeiro semestre deste ano choveu metade da média histórica para a época. E a expectativa é de que a situação piore porque a estação da seca vai até novembro. A falta de chuva também afetou as plantações, provocando o aumento do preço da cesta básica. A previsão é de queda de 85% na safra de grãos. O senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, espera que o socorro a essas regiões chegue o mais rapidamente possível. Ele destacou a aprovação, na semana passada, da Medida Provisória que concedeu crédito extraordinário de 688 milhões de Reais para municípios do Nordeste atingidos pela seca e de outras regiões que sofreram com enchentes. A MP também destina recursos para ações da Defesa Civil. 

(EUNÍCIO) Espero que realmente todas essas medidas sejam implantadas com a máxima urgência. Como diz o nordestino, aquele povo sofrido, o aperreio é grande, e é preciso que as autoridades se sensibilizem para o sofrimento de nossa gente..nas pequenas fazendas do interior do Nordeste brasileiro. Não há milho, não há safra e há um sofrimento enorme: animais morrendo e pessoas passando fome. 

(REPÓRTER) O senador petista Wellington Dias, do Piauí, outro estado que sofre com a estiagem, alerta para o agravamento das condições do clima 

(WELLINGTON) Estudos apontam que a pior irregularidades de chuvas no nordeste é esse que estamos vivendo...é nível de chuva de regiões desérticas, é algo que aponta a necessidade de medidas mais duradouras, preocupação na área de mudanças climáticas... as perdas são muitos grandes. 

(REPÓRTER) Segundo Wellington Dias, os prejuízos no Piauí já chegam a dois bilhões de Reais este ano.
04/09/2012, 01h41 - ATUALIZADO EM 04/09/2012, 01h41
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00