Pesquisa da CNM estima que municípios deixarão de receber R$ 9 bilhões — Rádio Senado

Pesquisa da CNM estima que municípios deixarão de receber R$ 9 bilhões

LOC: O DINHEIRO QUE CHEGA ÀS CIDADES DIMINUIU E AS DESPESAS AUMENTARAM. ESSA É A SITUAÇÃO ATUAL NO BRASIL, SEGUNDO PESQUISA DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS.  

LOC: E O SENADOR PAULO DAVIM, DO PV DO RIO GRANDE DO NORTE, COBROU REFORMA TRIBUTÁRIA PARA MELHORAR A SITUAÇÃO DOS CAIXAS MUNICIPAIS. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) A estimativa da Confederação Nacional dos Municípios é que as cidades deixarão de receber este ano cerca de nove bilhões de reais, por conta do movimento mais fraco da economia e de políticas governamentais de redução de impostos. Além disso, o governo federal está deixando de repassar recursos do orçamento da União para as cidades. Segundo o presidente da confederação, Paulo Ziulkoski, de 2002 até 2010 quase 19 bilhões de reais foram retidos. 

(Paulo Ziulkoski) Pouca coisa foi liquidada. Os restos a pagar continuam. Não foi votada a Lei dos Royalties, que poderia ser uma alternativa de aliviar essa situação. Caiu muito a arrecadação. Mas a verdade é que os municípios são o braço executor da União. E esses parceiros do governo federal estão aqui pedindo socorro. 

(Repórter) O senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, faz coro às dificuldades econômicas apresentadas pelos municípios. Ele defende uma reforma tributária para que o dinheiro público seja melhor dividido. 

(Paulo Davim) Nós precisamos parar. Nós, do Parlamento, precisamos discutir isso com seriedade, com responsabilidade, e sobretudo o governo federal precisa dar celeridade à reforma tributária. Isso é urgente. Que se tenha essa visão. Que se tenha esse compromisso. Que tenha esse pensamento de mudança. 

(Repórter) O estudo da Confederação Nacional dos Municípios mostra, ainda, que de quatro mil setecentos e setenta e três cidades, 11,1% estão com salários atrasados e 47,8% devem a fornecedores.
04/09/2012, 05h31 - ATUALIZADO EM 04/09/2012, 05h31
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00