Delegação de Cabo Verde visita o Senado — Rádio Senado

Delegação de Cabo Verde visita o Senado

LOC: UMA COMISSÃO DE DEPUTADOS DO PARLAMENTO DE CABO VERDE VISITOU O SENADO NESTA SEMANA PARA CONHECER A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA DE INTERAÇÃO COM OS CIDADÃOS. 

LOC: ELES CONHECERAM AS COMISSÕES PERMANENTES E OS CONSELHOS DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR, ALÉM DO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DA CASA. A REPORTAGEM É DE ROGÉRIO DY LA FUENTE. 

(Repórter) A comissão especial de elaboração do novo regimento interno da Assembléia Nacional Caboverdiana é composta por três deputados do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde e duas deputadas do Movimento para a Democracia. Eles visitam as casas do Congresso Nacional brasileiro para conhecer as experiências, principalmente, na interatividade com os cidadãos, nas questões de ética e decoro parlamentar e no trato do trabalho das comissões permanentes. Sobre este tipo de colegiado, o presidente da comitiva de Cabo Verde, deputado Lívio Fernandes Lopes, afirmou que a assembleia do arquipélago tem um problema de imagem pública. 

(Lívio Fernandes Lopes) – “A visão que o cidadão tem do funcionamento do parlamento, no nosso caso, do nosso país que é um parlamento unicameral, é aquela que se faz a volta da intervenção no plenário. Não se conhece o funcionamento das comissões especializadas e, como nós funcionamos mensalmente na última semana com ações do plenário, a sociedade caboverdiana considera que o deputado trabalha apenas a última semana do mês.” 

(Repórter) O grupo parlamentar caboverdiano foi recebido pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. Segundo o deputado Lívio Lopes, um dos aprendizados obtidos na visita ao Senado é o do assessoramento por consultores legislativos especializados. 

(Lívio Fernandes Lopes) “Não se pode trabalhar apenas com a formação específica do deputado. Deve-se sustentar as decisões em consultores especializados. E essa é nossa preocupação então de construirmos esse núcleo de apoio importante no nosso parlamento e que a experiência brasileira nos parece responder perfeitamente este desafio que vamos ter de construir agora nos próximos tempos no parlamento.” 

(Repórter) Além da Consultoria Legislativa e da Secretaria-geral da Mesa e das Comissões, os deputados e deputadas de Cabo Verde tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de comunicação do Senado Federal. Nesta quinta-feira, eles cumprem programação nas comissões da Câmara dos Deputados.
04/09/2012, 08h18 - ATUALIZADO EM 04/09/2012, 08h18
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00