CMO ouvirá gestores de obras públicas sobre indícios de irregularidades — Rádio Senado

CMO ouvirá gestores de obras públicas sobre indícios de irregularidades

LOC: SENADORES E DEPUTADOS DA COMISSÃO DE ORÇAMENTO VÃO OUVIR GESTORES DE OBRAS PÚBLICAS COM INDÍCIOS DE IRREGULARIDADES. 

LOC: VINTE E CINCO OBRAS PODEM FICAR DE FORA DO ORÇAMENTO DA UNIÃO DE 2013 SE OS PROBLEMAS NÃO FOREM CORRIGIDOS. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Preços de bens e serviços superiores aos de mercado, licitações direcionadas para favorecer determinada empresa, antecipação de pagamentos sem justificativa, projeto básico deficiente ou desatualizado. Essas são algumas irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União em 25 obras que recebem recursos do governo federal. A lista foi encaminhada pelo TCU para a Comissão Mista de Orçamento, que tem a tarefa de discutir e votar a proposta orçamentária da União para 2013. Se os problemas não forem sanados, essas obras poderão ficar sem receber dinheiro do governo no ano que vem. O comitê da CMO que avalia as obras com indícios de irregularidades vai fazer audiências públicas para ouvir os auditores do TCU e os gestores das obras que estão na mira do tribunal. Um dos dois senadores que fazem parte do comitê é Wellington Dias, do PT do Piauí. Na opinião dele, as reuniões vão ser fundamentais para que a Comissão de Orçamento defina que obras vão receber o sinal verde ou o vermelho. 

(W. DIAS) Nem sempre o que está no processo tem todas as informações necessárias para quem vai fazer o julgamento. Eu acredito que essa medida de ouvir em audiência o responsável pela obra é fundamental para que a gente tenha o máximo de subsídios na tomada de decisão. 

(REPÓRTER) Entre as obras com possíveis irregularidades está a construção da refinaria Abreu e Lima, perto de Recife. O TCU contesta cinco contratos, um deles de três bilhões e 300 milhões de reais, com indícios de sobrepreço. Há suspeita do mesmo problema em trechos da Ferrovia Norte-Sul em construção no estado do Tocantins.
04/09/2012, 01h25 - ATUALIZADO EM 04/09/2012, 01h25
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00