CAE aprova projeto que limita tempo de cadastros negativos em bancos — Rádio Senado

CAE aprova projeto que limita tempo de cadastros negativos em bancos

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU UM PROJETO QUE TENTA ACABAR COM CADASTROS NEGATIVOS PERMANENTES DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS. 

LOC: A IDEIA É PUNIR QUEM NÃO RETIRAR INFORMAÇÕES DE EVENTOS OU LITÍGIOS OCORRIDOS HÁ MAIS DE CINCO ANOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O Código de Defesa do Consumidor proíbe as empresas de manterem registradas informações sobre inadimplência ocorrida há mais de cinco anos. Mas a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, reclamou que essa determinação não é obedecida. Ela contou o caso de um bancário aposentado de Miracema do Tocantins, que descobriu estar inscrito em um cadastro negativo, mesmo após ter quitado a dívida.

(ANA AMÉLIA): 2004 ele foi informado que não poderia fazer nenhuma operação porque estava em uma lista negra. Não poderia fazer nenhuma transação enquanto não liquidasse o financiamento. Ora, disse ele, como posso quitar algo que já liquidei e que o banco já inclusive autorizou a baixa no cartório de registro de imóveis e hipotecas de Miracema. 

(REP): Ana Amélia sugeriu, e a Comissão de Assuntos Econômicos acatou, que fique claro no Código de Defesa do Consumidor que é crime não eliminar dos bancos de dados de correntistas ou clientes todas as informações negativas referentes a eventos ou litígios ocorridos há mais de cinco anos. A pena será de detenção de três meses a um ano e multa. O projeto de lei da senadora Ana Amélia seguiu para a análise da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.
31/08/2012, 01h03 - ATUALIZADO EM 31/08/2012, 01h03
Duração de áudio: 01:16
Ao vivo
00:0000:00