Fim do cadastro reserva é discutido pela CCJ — Rádio Senado

Fim do cadastro reserva é discutido pela CCJ

LOC: PROIBIÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO APENAS PARA A FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA E QUE TODOS OS APROVADOS, DENTRO DO NÚMERO DE VAGAS, SEJAM NOMEADOS. 

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA REALIZOU NESTA QUINTA-FEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR ESSAS E OUTRAS REGRAS NACIONAIS PARA A SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO SERVIÇO PÚBLICO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: A CCJ ouviu professores de cursos preparatórios; representantes dos estudantes, os chamados "concurseiros", e ainda representantes de duas instituições que promovem seleções públicas: Cespe e Esaf. Os professores e também os estudantes lembraram o estresse que sofrem os candidatos por causa da falta de regras claras sobre as provas. William Douglas, juiz e professor de cursos preparatórios, deu um exemplo. 

(WILLIAM): Já vivemos concurso em que caiu pergunta sobre alguma coisa que estava acontecendo na novela. E certamente quem fez essa pergunta não sabe que a primeira coisa que concurseiro faz é deixar de ver novela pra estudar. 

(REP): O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, é o relator na Comissão de Constituição e Justiça de um projeto de lei que pode criar algumas regras nacionais para os concursos públicos. Ele disse que é um assunto que precisa ser regulamentado. 

(ROLLEMBERG) Não temos atualmente regras claras que assegurem aos candidatos a justa e regular realização do concurso público, dentro de um mínimo de segurança jurídica e acesso à Justiça para solução das irregularidades nesta área. 

(REP): Os principais temas que podem ser regulamentados são a fixação de valores para as taxas de inscrição, o fim do cadastro de reserva, a descentralização dos concursos, e ainda normas como a obrigatoriedade de divulgação de bibliografia ou da banca examinadora.
30/08/2012, 01h36 - ATUALIZADO EM 30/08/2012, 01h36
Duração de áudio: 01:25
Ao vivo
00:0000:00