CRA debate plantio de cana-de-açúcar em áreas de cerrado da Amazônia — Rádio Senado

CRA debate plantio de cana-de-açúcar em áreas de cerrado da Amazônia

LOC: TORNAR CRIME A VENDA DE AGROTÓXICOS SEM REGISTRO E AUTORIZAR O PLANTIO DE CANA-DE-AÇÚCAR NO CERRADO AMAZÔNICO. 

LOC: ESSES FORAM ALGUNS ASSUNTOS DEBATIDOS NESTA QUINTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Plantar cana-de-açúcar em áreas de cerrado na Amazônia pode ser a saída para o Brasil aumentar a produção de etanol. Foi o que argumentou o senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, na reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária que discutiu o projeto que autoriza o cultivo de cana em terras já exploradas por outras plantações ou pela pecuária. Autor da proposta, ele garantiu que não haverá prejuízos para o meio ambiente. 

(FLEXA) Esse projeto apenas permite o plantio de cana na Amazônia, e o Brasil é hoje importador de etanol, e nós temos uma potencialidade enorme para esse plantio, em áreas de bioma de cerrado que existem bastante na Amazônia, em áreas já alteradas. Nós não vamos derrubar árvores para plantar cana. 

(REPÓRTER) O projeto de Flexa Ribeiro já está pronto para ser votado pela CRA, provavelmente no próximo esforço concentrado do Senado, entre 10 e 14 de setembro. O mesmo deve acontecer com a proposta que torna crime a produção, venda ou importação de agrotóxicos sem registro. O senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, disse que a medida vai trazer benefícios para seu estado. 

(S. SOUZA) Nós somos vizinhos do Paraguai e há um constante contrabando de defensivos agrícolas, e por que não dizermos veneno, e que às vezes não conhecemos a nocividade ao meio ambiente, à saúde humana e também àqueles que manipulam esse agrotóxico. 

(REPÓRTER) A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária também discutiu o projeto que cria a Política Nacional de Sementes e de Mudas. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, apresentou relatório recomendando a rejeição do texto. Segundo ela, a legislação já prevê medidas que tratam da comercialização e armazenamento de sementes e mudas.
30/08/2012, 01h32 - ATUALIZADO EM 30/08/2012, 01h32
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00