Sancionada lei de política de cotas para ingresso de alunos de escolas públicas — Rádio Senado

Sancionada lei de política de cotas para ingresso de alunos de escolas públicas

LOC: JÁ É LEI A POLÍTICA QUE ESTABELECE COTAS DE 50 POR CENTO PARA INGRESSO DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS.

LOC: A PROPOSTA, APROVADA NO COMEÇO DO MÊS NO SENADO, FOI SANCIONADA NESTA QUARTA-FEIRA. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) A nova lei reserva metade das vagas em universidades e escolas técnicas federais para alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Além disso, dentro dos 50% devem ser designadas vagas para negros, pardos e índios, com base na proporção destes grupos em cada estado, segundo os dados do último censo do IBGE. A proposta prevê ainda que metade das vagas deverá ser destinada a estudantes de famílias com baixa renda. A senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, que relatou o projeto na Comissão de Constituição e Justiça, explicou que a política de cotas é como uma justiça social.
 
(Ana Rita) Porque ele democratiza o acesso dos alunos que são oriundos do ensino médio das escolas públicas para as universidades públicas do nosso país e para os institutos federais. O projeto que foi aprovado e que assegura o sistema de cotas sociais e raciais, ele vem fazer justiça social com uma grande maioria da população brasileira e em especial os estudantes brasileiros. 

(Repórter) A lei prevê ainda que o governo deverá promover, no prazo de dez anos, a revisão do programa de cotas. Já as universidades terão o prazo de quatro anos, a partir da publicação da lei, para se adaptarem às novas regras.
29/08/2012, 05h33 - ATUALIZADO EM 29/08/2012, 05h33
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00