Venda de cigarros poderá ser proibida em uma série de locais — Rádio Senado

Venda de cigarros poderá ser proibida em uma série de locais

LOC: A VENDA DE CIGARROS PODE SER PROIBIDA EM LOCAIS COMO SUPERMERCADOS, BANCAS DE JORNAIS, POSTOS DE GASOLINA E RESTAURANTES.

LOC: É O QUE PREVÊ UM PROJETO EM ANÁLISE NO SENADO, DE AUTORIA DO SENADOR PAULO DAVIM, DO PV DO RIO GRANDE DO NORTE. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

(Repórter) Segundo Paulo Davim, dificultar o acesso das pessoas ao tabaco é uma forma de desestimular o consumo. O projeto de lei que ele apresentou proíbe a comercialização do produto em uma série de locais, como estabelecimentos de ensino, pontos de venda ou consumo de alimentos, lojas de conveniência de postos de combustíveis e outros. Na avaliação do senador pelo PV potiguar, que é médico nas especialidades de cardiologia e medicina intensiva, é fundamental mudar a ideia de que o tabaco faz parte da vida normal das pessoas. O senador Paulo Davim acredita que restringir os locais onde se pode comprar cigarros é também uma estratégia eficiente para reduzir a promoção do produto e ampliar o controle sobre o tabagismo em todo o país.

(Paulo Davim) De acordo com a OMS, quanto maior a restrição ao acesso ao cigarro, melhor é o resultado na diminuição global do número de tabagistas. O cigarro não pode estar ao lado de comida, não pode ser vendido em supermercados, em cantinas, é como se o alimento e o cigarro estivessem no mesmo patamar de importância para a vida. E até por coerência, a gente não pode colocar uma carteira de cigarro numa prateleira próxima aonde você encontra alimentos.
 
(Repórter) O projeto está em análise na Comissão de Assuntos Sociais, de onde seguirá, depois, para as comissões de Assuntos Econômicos, e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.
24/08/2012, 05h59 - ATUALIZADO EM 24/08/2012, 05h59
Duração de áudio: 01:24
Ao vivo
00:0000:00