Pessoas com doenças graves e crônicas poderão sacar o benefício — Rádio Senado

Pessoas com doenças graves e crônicas poderão sacar o benefício

LOC: PESSOAS COM DOENÇAS GRAVES E CRÔNICAS PODERÃO SACAR O DINHEIRO DO FGTS.

LOC: É O QUE ESTABELECE PROJETO QUE ESTÁ PRONTO PARA SER VOTADO NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.
 
(Repórter) A proposta, do senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, altera a Lei do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para autorizar o saque do dinheiro da conta vinculada aos portadores de doenças graves ou incuráveis, ou a quem tiver dependentes com essas enfermidades. Hoje, os recursos só podem ser retirados quando o paciente está em estágio terminal em função dessas doenças. O relator da proposta, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, que apresentou voto favorável, lembrou que muitos desses pacientes têm altos custos para manter o tratamento.
 
(Humberto Costa ) Não é um projeto que vá onerar o fundo, nem vá criar qualquer tipo de desequilíbrio, e ao mesmo tempo vai dar oportunidade a pessoas que estão sofrendo, precisando de recursos para enfrentar essa situação de dificuldade. Pessoas em situações como essas, portadoras de doenças crônicas, geralmente de altíssimo custo, que exigem o atendimento de necessidades especiais não apenas do ponto de vista de acesso a medicamentos, mas também de adaptações da vida a essa situação.

(Repórter) A proposta inclui ainda entre os segurados autorizados a receber auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, os portadores de pneumopatias graves, que incluem formas incapacitantes de doenças pulmonares, enfisema e bronquite crônica. O autor lembra que quem sofre de um desses males precisa comprar remédios e equipamentos, como cilindros de oxigênio, que nem sempre estão disponíveis nos serviços públicos de saúde.
24/08/2012, 05h42 - ATUALIZADO EM 24/08/2012, 05h42
Duração de áudio: 01:25
Ao vivo
00:0000:00