Senadores vão discutir preço alto de passagens aéreas — Rádio Senado

Senadores vão discutir preço alto de passagens aéreas

LOC: OS ALTOS PREÇOS DAS PASSAGENS AÉREAS NO BRASIL, ESPECIALMENTE EM PERÍODOS DE ALTA ESTAÇÃO, PREOCUPAM OS SENADORES. 

LOC: ELES QUEREM DISCUTIR O PROBLEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA DAS COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE; E DE INFRAESTRUTURA. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA. 

(REPÓRTER) O senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, disse que para conseguir uma passagem para o Nordeste no período de férias, a alternativa é recorrer a pacotes turísticos comprados com antecedência. Segundo ele, quem precisa se deslocar para a região comprando a passagem próximo ao dia da viagem encontra preços absurdos: 

(CÍCERO LUCENA) nesse período agora de alta estação na região nordeste vimos verdadeira extorsão por parte das empresas aéreas...o consumidor ficou exposto a coisas absurdas, teve momento que um trecho João Pessoa-São Paulo, apenas uma perna, estava custando 2 mil e 600 reais quando normalmente custa 300/400 reais. 

(REPÓRTER) O senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, observou que o problema atinge também o sul do País: 

(SÉRGIO) Acho que a região norte, como a aviação regional ainda não esta desenvolvida a contento, sofre mais. Mas esse é um problema também no sul do país - às vezes dentro do estado do Paraná, para fazer uma viagem de Curitiba a Foz do Iguaçu, pouco mais de 500 km, ultrapassa a casa dos mil e 300 reais, um verdadeiro absurdo. 

(REPÓRTER) O senador Jorge Viana, do PT do Acre, reclama que a oferta de voos, especialmente para a região Norte, é reduzida, o que encarece ainda mais o preço das passagens: 

(JORGE VIANA) É algo inacreditável...não estamos falando de luxo, estamos falando de primeira necessidade que é o transporte aéreo. No período de alta a situação se agrava, isso independe dos eventos de Copa do Mundo, de Olimpíadas, a situação é grave hoje e merece uma posição forte dessa comissão. 

(REPÓRTER) Entre os convidados para o debate estão o ministro dos Transportes, Sérgio Passos; o diretor presidente da ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil, Marcelo Pacheco dos Guaranys; os presidentes da Tam, Líbano Barroso; da GOL, Sérgio Kakinoff; e da TRIP, José Mário Caprioli; e a coordenadora do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Lisa Gunn. A data da audiência ainda será definida.
13/08/2012, 01h18 - ATUALIZADO EM 13/08/2012, 01h18
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00