Senador afirma que TIM poderá perder direito de atuar no mercado — Rádio Senado

Senador afirma que TIM poderá perder direito de atuar no mercado

LOC: SENADOR AFIRMA QUE SE ANATEL COMPROVAR IRREGULARIDADES COM A TIM, A EMPRESA PODERÁ PERDER O DIREITO DE ATUAR NO MERCADO DE TELEFONIA. 

LOC: EM AUDIÊNCIA NO SENADO, REPRESENTANTE DA EMPRESA NEGA QUALQUER ILEGALIDADE E COBRA RELATÓRIO MAIS DETALHADO DA ANATEL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, se reuniu com o diretor de assuntos regulatórios da TIM, Mario Girasole, no dia em que trechos de um relatório da Agência Nacional de Telecomunicações foram divulgados. Segundo o documento, a TIM estaria derrubando propositalmente as ligações do chamado Plano Infinity, em que o usuário paga pela chamada e não pela sua duração. O senador Eduardo Braga defendeu a necessidade de uma lei que permita o compartilhamento de antenas entre as operadoras de telefonia. Segundo ele, no Brasil, a demanda das antenas é 10 vezes maior do que em outros países O líder do governo considerou a denúncia grave, mas alertou que a Anatel terá de comprovar a prática, que poderá impedir a operadora TIM de atuar no mercado brasileiro. 

(Eduardo Braga) Se for comprovado que isso foi feito de forma deliberada, ela terá que sofrer todas as sanções previstas na lei, inclusive a cassação da outorga e o ressarcimento ao usuário. É preciso que isso esteja comprovado. Na audiência que tivemos, a TIM nega peremptoriamente que esteja desligando. Ela assume sim a responsabilidade de que popularizou o sistema, fez com que houvesse uma sobrecarga de usuários por antena e que isso tem causado a queda nas linhas. 

(Repórter) O representante da TIM negou a prática. Ele cobrou da Anatel um relatório detalhado ao afirmar que nem todas as quedas de ligação são de responsabilidade da operadora. 

(Mario Girasole) A queda de chamada por falta de bateria do celular. Isso aqui não é uma queda de chamada que pode ser considerada um problema de rede. Há uma série de elementos que esse relatório não considerou e que estão sendo costurados para selecionar efetivamente que não existe nenhuma discriminação. Então é a definição de queda de chamada por várias causas, que pode depender da rede, mas também pode depender de outros aspectos externos. 

(Repórter) Nesta quarta-feira, as Comissões de Ciência e Tecnologia e de Defesa do Consumidor realizam uma audiência pública para discutir a qualidade do serviço e do atendimento aos consumidores. O encontro ocorre depois de a Anatel suspender a venda de chips de celular e de modens de internet pelas empresas OI, TIM e Claro. A punição durou duas semanas.
07/08/2012, 09h07 - ATUALIZADO EM 07/08/2012, 09h07
Duração de áudio: 02:29
Ao vivo
00:0000:00