Trabalhadores já podem acompanhar depósitos feitos por empresas no INSS — Rádio Senado

Trabalhadores já podem acompanhar depósitos feitos por empresas no INSS

LOC: TRABALHADORES JÁ PODEM ACOMPANHAR OS DEPÓSITOS FEITOS PELAS EMPRESAS NO INSS. A LEI FOI SANCIONADA PELA PRESIDENTE DILMA ROUSSEIF.  

LOC: A PROPOSTA DO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, APROVADA PELO CONGRESSO NACIONAL, BUSCA IMPEDIR FRAUDES NA PREVIDÊNCIA SOCIAL E GARANTIR A APOSENTADORIA DO TRABALHADOR. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

(REPÓRTER): Pela nova lei, as empresas terão de informar todos os meses a seus funcionários os valores da contribuição paga ao Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. O autor da proposta aprovada pelo Congresso Nacional, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, argumentou que a fiscalização é precária. E justificou que quase 30% das empresas descontam a previdência social dos salários dos funcionários mas não repassam os recursos ao INSS. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, disse que a iniciativa vai impedir possíveis fraudes e garantir o direito à aposentadoria. 

(Paim) Essa lei é importantíssima porque senão o empregador desconta do trabalhador e não deposita na Previdência. Chega no ato da aposentadoria dele, principalmente, a empresa vai a falência, ele não tem como comprovar os dados e os números que vão garantir o cálculo do seu benefício. Isso é a garantia de uma previdência transparente, viável e a garantia da aposentadoria do trabalhador 

(REPÓRTER) Para controlar as contribuições pagas ao INSS, o trabalhador também pode consultar os extratos mensais em qualquer agência da Previdência ou na página do órgão na internet, no endereço www.previdencia.gov.br Quem tem conta no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal também pode pedir o extrato nos caixas eletrônicos ou pela internet.
01/08/2012, 01h11 - ATUALIZADO EM 01/08/2012, 01h11
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00