Senadores debatem ingresso da Venezuela e situação do Paraguai — Rádio Senado

Senadores debatem ingresso da Venezuela e situação do Paraguai

LOC: A SITUAÇÃO POLÍTICA DO PARAGUAI E O INGRESSO DA VENEZUELA NO MERCOSUL FORAM DISCUTIDOS, NESTA QUARTA-FEIRA, NO PLENÁRIO DO SENADO. 

LOC: SENADORES DA OPOSIÇÃO E DA BASE GOVERNISTA MANIFESTARAM VISÕES DIFERENTES SOBRE O TEMA, COMO INFORMA O REPORTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) O ingresso da Venezuela no Mercosul foi oficializado nesta terça-feira pelos presidentes do Brasil, Uruguai e Argentina. O Paraguai, outro país membro do bloco, está suspenso desde o impeachment do presidente Fernando Lugo em um processo sumário, que os governos dos demais países do Mercosul classificaram como antidemocrático. O Paraguai era a única nação do bloco que ainda não havia referendado a entrada da Venezuela. Nesta quarta-feira o assunto foi debatido pelos senadores durante a sessão plenária. O senado Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, considerou um equívoco integrar a Venezuela sem a concordância do Paraguai. 

(Paulo Bauer) Nada contra o ingresso da Venezuela. Se temos restrições ao governante da Venezuela, se temos restrições às formas políticas de gestão da Venezuela isso é uma outra questão. Também devemos respeitar a soberania daquele país, agora simplesmente decidir pelo ingresso da Venezuela e manter o Paraguai afastado como está é no meu ponto de vista, inclusive como membro do Parlasul, uma providência equivocada. 

(Repórter) Já o senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, comemorou a entrada da Venezuela no bloco, e elogiou a postura do governo brasileiro em relação ao Paraguai. (Eduardo Suplicy) Bem, eu acho muito positivo que tenha ingressado a Venezuela no Mercosul, e se possível que mais e mais países venham a ingressar. Mas é importante, avalio, que especialmente o Brasil fez questão de que não houvesse sanções econômicas para o Paraguai em decorrência da suspensão da participação do Paraguai no Mercosul. 

(Repórter) O presidente venezuelano, Hugo Chavez, afirmou que o ingresso no MERCOSUL é uma grande oportunidade para o desenvolvimento de seu país. Já o atual governo paraguaio considerou ilegal a decisão, e avisou que vai recorrer contra a entrada da Venezuela no bloco.
01/08/2012, 07h52 - ATUALIZADO EM 01/08/2012, 07h52
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00