"Meu Município, Meu Brasil" é tema do 5º concurso de redação do Senado — Rádio Senado

"Meu Município, Meu Brasil" é tema do 5º concurso de redação do Senado

LOC: "MEU MUNICÍPIO, MEU BRASIL". ESSE É O TEMA DA QUINTA EDIÇÃO DO CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO.  

LOC: VINTE E SETE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS SELECIONADOS PARTICIPARÃO DO PROJETO JOVEM SENADOR. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC: Os alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal com dezesseis a dezenove anos de idade poderão participar do concurso. Os primeiros classificados em cada estado e no Distrito Federal serão selecionados para participar do Projeto Jovem Senador. Eles terão a oportunidade de, durante três dias, atuar como um parlamentar, apresentando, discutindo e votando propostas legislativas. Todas as despesas com passagens aéreas, hospedagem e alimentação serão pagas pelo Senado. Os alunos classificados também receberão notebooks, medalhas, certificados e terão as redações publicadas pelo Senado. As redações, com o tema "Meu município, meu Brasil", deverão ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas e devem ser enviadas pelas escolas para a respectiva Secretaria de Educação até o dia 31 de agosto. Uma comissão técnica em cada secretaria deverá selecionar os três melhores textos e enviá-los à Secretaria de Relações Públicas do Senado até 28 de setembro. No Senado, uma comissão julgadora vai selecionar as três melhores redações de todo o País e as escolas dos alunos classificados receberão computadores. O Programa Jovem Senador começa no dia 19 de novembro. O consultor do Senado Paulo Mohn acredita, que além de estimular a cidadania, a iniciativa ajuda a formar lideranças locais. 

(Paulo) Na medida em que eles participam de um concurso de redação que tem em geral temas relacionados à cidadania já se percebe nesse jovem uma tendência para o interesse de temas políticos. 

(Rep) Três projetos de lei e uma proposta de emenda constitucional apresentados pelos jovens senadores no ano passado estão em discussão no Senado e poderão virar lei. As informações sobre o concurso de redação que vai selecionar os 27 estudantes estão no site: www.senado.gov.br/jovemsenador.
20/07/2012, 12h41 - ATUALIZADO EM 20/07/2012, 12h41
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00