Congresso apresentará relatório sobre Brasil durante conferência — Rádio Senado

Congresso apresentará relatório sobre Brasil durante conferência

LOC: O CONGRESSO NACIONAL VAI MOSTRAR UM RELATÓRIO SOBRE O BRASIL DURANTE CONFERÊNCIA DO CLIMA, QUE ACONTECE EM DEZEMBRO, NA ÁSIA.

LOC: E O RELATOR DA COMISSÃO MISTA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GARANTE QUE CALENDÁRIO ELEITORAL NÃO VAI ATRAPALHAR OS TRABALHOS. REPÓRTER NILO BAIRROS:

(REPÓRTER) A Comissão Mista Sobre Mudanças Climáticas tem pelo menos duas tarefas importantes para o segundo semestre: acompanhar a aplicação de medidas aprovadas na Rio+20, a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável que aconteceu em junho no Rio de Janeiro, e preparar a participação do Congresso brasileiro na Conferência sobre Mudanças Climáticas, a COP 18, marcada para daqui a seis meses em Doha, no Qatar. Os 195 países membros devem debater o cumprimento de metas de redução da emissão de gases poluentes. Esses gases são a principal causa humana das mudanças climáticas. E o aquecimento global afeta todo o ecossistema, a começar pelo derretimento das calotas polares. O relator da comissão mista que estuda o assunto, senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, disse que na volta do recesso parlamentar, em agosto, serão instaladas duas subcomissões para atender a essas demandas. Sérgio Souza não acredita em atraso nos trabalhos por causa da campanha eleitoral, e garante que o Congresso Nacional vai apresentar, na conferência, um relatório sobre os avanços e os pontos fracos do país nessa área. 

(Sérgio Souza) Nós vamos estar, durante o segundo semestre, realizando audiências públicas para nós apresentarmos um relatório mostrando uma realidade brasileira, uma realidade do que tem dado certo e o que falta ainda fazer no Brasil.

(REPÓRTER) A Comissão deve escolher, no próximo mês, os senadores e deputados que farão parte de comitiva que vai representar o Congresso na Conferência, que acontece entre 26 de novembro e 7 de dezembro. No mesmo período, também em Doha, capital do Qatar, será realizado o oitavo encontro das partes sobre o protocolo de Kyoto, o CMP8.
20/07/2012, 05h49 - ATUALIZADO EM 20/07/2012, 05h49
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00