CAE aprova empréstimos internacionais para Rio de Janeiro e Paraíba — Rádio Senado

CAE aprova empréstimos internacionais para Rio de Janeiro e Paraíba

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU DOIS EMPRÉSTIMOS INTERNACIONAIS NESTA TERÇA, UM PARA A PARAÍBA E OUTRO PARA O RIO DE JANEIRO. E DECIDIU ENCAMINHAR DIRETAMENTE PARA O PLENÁRIO OUTRO PEDIDO DE FINANCIAMENTO EXTERNO TAMBÉM PARA O RIO DE JANEIRO. 

LOC: OS SENADORES RESOLVERAM DISPENSAR A VOTAÇÃO NA CAE, DESTE ÚLTIMO EMPRÉSTIMO, PORQUE NÃO HAVERIA TEMPO PARA VOTAR A MATÉRIA ANTES DO RECESSO PARLAMENTAR, CASO ELE OCORRA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Um dos empréstimos é para o estado da Paraíba, no valor de 25 milhões de dólares. O dinheiro deve ser aplicado em projeto de desenvolvimento sustentável do Cariri e do Seridó, e virá do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, agência de fomento das Nações Unidas. O Rio de Janeiro teve aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos um pedido de 100 milhões de dólares, junto à Corporação Andina de Fomento, para o programa emergencial de recuperação de estradas na região serrana. O senador Lobão Filho, do PMDB do Maranhão, destacou que os recursos são destinados às cidades mais atingidas pelas chuvas do início de 2011: Nova Friburgo, Teresópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal. 

(LOBÃO): O objetivo do programa é a execução de obras de recuperação da infraestrutura das cidades da Região Serrana e outras medidas estruturantes que possibilitem a recuperação da malha viária e da estrutura urbana de seus municípios, com o objetivo de restabelecer as atividades tradicionais, além de recuperar as áreas atingidas de forma a permitir a retomada regular de suas atividades. 

(REP): Outro pedido de empréstimo, também do Rio de Janeiro, junto à Corporação Andina de Fomento, acabou não sendo votado na CAE e encaminhado diretamente para o plenário. O Estado pretende utilizar 319 milhões de dólares em melhorias na infraestrutura viária.
17/07/2012, 01h19 - ATUALIZADO EM 17/07/2012, 01h19
Duração de áudio: 01:21
Ao vivo
00:0000:00