Senado deve votar cotas para alunos de escolas públicas em agosto — Rádio Senado

Senado deve votar cotas para alunos de escolas públicas em agosto

LOC: O REGIME DE APOSENTADORIA ESPECIAL PARA OS GARÇONS, E A DEFINIÇÃO DE COTAS PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS, DEVEM SER VOTADOS NO INÍCIO DE AGOSTO PELO PLENÁRIO DO SENADO. 

LOC: OS SENADORES TAMBÉM PODEM VOTAR NO MÊS QUE VEM A OBRIGATORIEDADE DO DIPLOMA SUPERIOR DE JORNALISMO PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

(REPÓRTER) O projeto que estabelece aposentadoria após 25 anos de trabalho para os garçons é de autoria do senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal. Segundo ele, a medida é necessária devido às condições prejudiciais à saúde em que esses profissionais atuam. Se aprovado, o projeto vai beneficiar também os maîtres, confeiteiros e os cozinheiros de bar e restaurante. Já o projeto de cotas determina que metade das vagas nas universidades federais seja preenchida por alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Essas cotas deverão, ainda, beneficiar negros, pardos e índios, conforme a proporção desses grupos em cada estado do país. As matérias chegaram a ser incluídas na ordem do dia das últimas sessões deliberativas de julho, mas um acordo de lideranças definiu que elas serão levadas a votação no esforço concentrado que a Casa vai realizar no início de agosto. Foi o que lembrou o relator do projeto de cotas, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. 

(PAULO PAIM) Eu falei com os líderes do governo, conversei com os líderes da oposição, todos entendem que é melhor deixar essa votação tanto dos garçons e o tema que eu venho tratando com todo o cuidado, que é a questão de cotas, para a primeira semana de agosto.

(REPÓRTER) Também o senador Gim Argello ressaltou o acordo para votação dessas matérias no mês de agosto, assim como a proposta de emenda à constituição que restitui a obrigatoriedade do diploma superior de jornalismo para quem atua na profissão.

(GIM ARGELO) Então para tranqüilizar os garçons desse país que vai ser votado em agosto, primeiro esforço concentrado, com o compromisso de todos os que estão aqui presentes. Também o projeto que tanto defende senador Paulo Paim que é o projeto das cotas também, vai ser votado, tem o mesmo compromisso, e a PEC dos jornalistas ficou para agosto.

(REPÓRTER) O esforço concentrado do Senado está previsto para acontecer entre os dias 7 e 9 de agosto.
13/07/2012, 04h07 - ATUALIZADO EM 13/07/2012, 04h07
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00