Faltam profissionais e estrutura para vítimas de violência na BA, conclui CPI — Rádio Senado

Faltam profissionais e estrutura para vítimas de violência na BA, conclui CPI

LOC: FALTAM ESTRUTURA E PROFISSIONAIS PARA O ATENDIMENTO DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NA BAHIA.  

LOC: FOI O QUE CONSTATOU A CPI MISTA QUE INVESTIGA A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES. OS PARLAMENTARES REALIZARAM UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM SALVADOR NESTA SEXTA-FEIRA. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC: A Bahia ocupa a oitava posição em homicídios de mulheres. Os parlamentares da CPI Mista que investiga a violência contra as mulheres estiveram em Salvador para saber de que forma o Estado vem atuando no atendimento a essas mulheres e constataram que, assim como no resto do País, a situação na Bahia é precária. Segundo a relatora da Comissão, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, a Vara Especializada nesses casos acumula doze mil processos e tem muita dificuldade para trabalhar. 

(Ana Rita) - A constatação é de que realmente são poucos profissionais para fazer o atendimento. A demanda é grande, no entanto não tem profissionais suficientes. Existia uma equipe multidisciplinar que fazia o atendimento e que hoje conta apenas com uma psicóloga que está cedida, está em desvio de função, não pode atuar como profissional. 

(REP) A CPMI ouviu ainda várias entidades que atuam em defesa dos interesses das mulheres. A senadora Ana Rita afirmou que elas se queixaram especialmente na demora de medidas de proteção. 

(Ana Rita) - A principal queixa das mulheres é de que as medidas protetivas demoram muito para serem adotadas e quando são adotadas também não tem o efeito esperado. Muitas mulheres são assassinadas. 

(Patrícia) A relatora afirmou ainda que em recente reunião com o Presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Aires Brito, levou um diagnóstico da situação do judiciário nos estados visitados até agora e ele se mostrou disposto a colaborar com a CPMI. A Bahia é o oitavo estado visitado pela CPMI que investiga a Violência Contra as Mulheres. Ela já esteve em Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais, Alagoas, Rio Grande do Sul, Paraná e Espírito Santo.
13/07/2012, 12h41 - ATUALIZADO EM 13/07/2012, 12h41
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00