250 parlamentares vão compor a recém-lançada Frente da Suinocultura — Rádio Senado

250 parlamentares vão compor a recém-lançada Frente da Suinocultura

LOC: A FRENTE PARLAMENTAR DA SUINOCULTURA FOI LANÇADA NESTA QUINTA-FEIRA, EM ATO NO AUDITÓRIO PETRÔNIO PORTELA, NO SENADO. 

LOC: DUZENTOS E CINQUENTA DEPUTADOS E SENADORES VÃO ATUAR DE FORMA CONJUNTA PARA DEFENDER OS INTERESSES DO SETOR. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: A Frente Parlamentar Mista da Suinocultura nasce num momento em que a atividade está em crise. O setor, que emprega um milhão de pessoas, teve prejuízo de quatro bilhões de reais nos últimos anos. E representantes dos criadores de suínos afirmam que o preço do quilo da carne de porco está 40 por cento abaixo do custo de produção. Uma das integrantes da frente parlamentar é a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul. Ela disse que os senadores e deputados do grupo têm a tarefa de buscar soluções urgentes para reverter essa situação. 

(A. AMÉLIA 2) O Brasil tem uma das suinoculturas mais modernas e avançadas do mundo. E não é justo que se deixe quebrar, ir à falência, um setor que tenha esse significado econômico.

(REPÓRTER) Uma das ações será combater as distorções na cadeia de produção, adiantou o presidente da frente parlamentar, deputado Vilson Covatti, também do PP gaúcho. Segundo ele, enquanto o criador de suínos trabalha no vermelho, outros segmentos lucram com a carne até o produto chegar na mesa do consumidor. 

(COVATTI) Tem muitos elos da cadeia produtiva ganhando muito dinheiro. Então não é a corda arrebentar no lugar mais fraco. Nós temos que corrigir as distorções da cadeia produtiva, do supermercado, da indústria, de outros elos. 

(REPÓRTER) O lançamento da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura ocorreu durante audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado. A CRA debateu a crise no setor, e um dos convidados foi o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.
12/07/2012, 01h06 - ATUALIZADO EM 12/07/2012, 01h06
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00