Prefeito de Palmas nega envolvimento com esquema de Cachoeira — Rádio Senado

Prefeito de Palmas nega envolvimento com esquema de Cachoeira

LOC: EM DEPOIMENTO À CPI MISTA DO CACHOEIRA, O PREFEITO DE PALMAS NEGOU ENVOLVIMENTO COM O ESQUEMA DO CONTRAVENTOR CARLOS RAMOS. 

LOC: MAS PARA OS INTEGRANTES DA COMISSÃO, UMA GRAVAÇÃO FEITA PELO BICHEIRO COMPROVA LIGAÇÃO DO POLÍTICO COM CACHOEIRA. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Ao chamar de infelicidade o vídeo em que aparece negociando apoio financeiro para a campanha de 2004 com o contraventor Carlos Ramos, o prefeito de Palmas, Raul Filho, negou o recebimento de R$ 150 mil do bicheiro. Ele apresentou na Comissão as declarações feitas à justiça eleitoral dos gastos com a disputa política para mostrar que a ajuda não passou de uma promessa. Raul Filho descartou caixa 2 de campanha por meio de Sílvio Roberto, um assessor dele, que teria sugerido a Cachoeira que depositasse o dinheiro em diversas contas. O prefeito de Palmas explicou que o negócio de R$ 119 milhões do município com a empresa Delta, para o serviço de limpeza, foi feito sem licitação por se tratar de uma contratação emergencial. 

(Raul Filho) Nossa administração em seus atos segue os ditames do Direito observando os princípios éticos da Administração Pública. Não tivemos nada absolutamente nada de doação do senhor Carlos Cachoeira naquela campanha por mais que tenha aparecido uma coisa concreta no vídeo, mas ela não se materializou. 

(Repórter) O senador Randolfe Rodrigues do PSOL do Amapá apontou uma série de contradições do prefeito, que disse ter se encontrado com o bicheiro em duas ocasiões: em 1994 e em 2004, data do vídeo. Ele destacou que a cunhada de Raul Filho era a responsável pelas licitações que beneficiaram a Delta. 

(Randolfe Rodrigues) Não há razão para que o senhor Raul Filho saia dessa CPI indiciado. Estamos vendo no procedimento do Sr. Raul Filho lamentavelmente mais do mesmo de boa parte da política brasileira: corrupção passiva e nepotismo deslavado na administração pública. 

(Repórter) O relator da CPI Mista do Cachoeira, deputado Odair Cunha, do PT mineiro, afirmou que a situação do prefeito se complicou com o depoimento. 

(Odair Cunha) É um depoimento que mostra o padrão de comportamento da organização criminosa, na medida em que oferece benefícios em contrapartidas de contratos junto a governos. Isso precisa continuar sendo investigado por nós. O queremos e que ficou evidenciado é que o depoimento do prefeito Raul não convenceu o conjunto da comissão. O que implica no aprofundamento das investigações na medida em que buscamos estabelecer vínculos de agentes públicos com a organização criminosa. 

(Repórter) Ainda em depoimento à CPI, o prefeito de Palmas abriu mão dos sigilos bancário, fiscal e telefônico.
10/07/2012, 06h53 - ATUALIZADO EM 10/07/2012, 06h53
Duração de áudio: 02:35
Ao vivo
00:0000:00