Congresso faz sessão para homenagear Dia do Cooperativismo — Rádio Senado

Congresso faz sessão para homenagear Dia do Cooperativismo

LOC: O CONGRESSO HOMENAGEOU, EM SESSÃO SOLENE, O DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO, QUE É COMEMORADO DESDE 1923.  

LOC: A PRIMEIRA COOPERATIVA FOI CRIADA NA EUROPA NO SÉCULO DEZENOVE. NO BRASIL ELAS GERAM MILHARES DE EMPREGOS. LARISSA BORTONI.

TEC: O cooperativismo reúne no Brasil cerca de nove milhões de associados em quase sete mil cooperativas. Além disso, gera trezentos mil empregos diretos e apenas as vendas ao exterior, no ano passado, alcançaram seis bilhões de dólares. O setor com o maior número de cooperativas é o agropecuário, seguido da área de crédito e a do trabalho. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, reforçou que os bons resultados das cooperativas estão espalhados pelos quatro cantos do mundo. 

(Ana Amélia) O cooperativismo está espalhado nos cinco continentes do mundo. Envolve milhões de pessoas em todo o planeta. É um sistema que entrou para a história da economia mundial, a partir do exemplo que veio da Inglaterra e se espalhou. A Organização das Nações Unidas, ao reconhecer essa data quer com isso destacar a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento socioeconômico dos cooperados. 

(REP) O senador Sérgio Souza salientou que a Organização das Nações Unidas, a ONU, decidiu que 2012 é o Ano Internacional das Cooperativas. 

(SÉRGIO SOUZA) destina-se a avocar o papel transformador do espírito humano quando resolve propor alternativas ao sistema produtivo que sistematicamente nos aflige. Aliás, em tempos de crise incessante do capitalismo global a celebração ao cooperativismo não poderia ser mais simbolicamente adequada. 

(REP) A primeira cooperativa do mundo foi criada em 1844, na Inglaterra, por 28 operários, em sua maioria tecelões. Eles se uniram na busca de uma forma de organização mais justa e democrática.
06/07/2012, 05h45 - ATUALIZADO EM 06/07/2012, 05h45
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00