CRA poderá permitir cultivo de cana em áreas de cerrado da Amazônia — Rádio Senado

CRA poderá permitir cultivo de cana em áreas de cerrado da Amazônia

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA PODERÁ PERMITIR O CULTIVO DE CANA EM ÁREAS DE CERRADO DA AMAZÔNIA. 

LOC: OS SENADORES QUE DISCUTIRAM A PROPOSTA NESTA QUINTA-FEIRA GARANTIRAM QUE A MEDIDA NÃO REPRESENTA UMA AMEAÇA AO MEIO AMBIENTE. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Uma saída para reverter o baixo crescimento da produção de etanol no país. E uma oportunidade de geração de emprego e renda em regiões carentes. Essas são as vantagens apontadas por quem defende o projeto que autoriza o plantio de cana-de-açúcar em áreas de cerrado localizadas na Amazônia. A proposta, do senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, foi discutida pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, a CRA. E Flexa garantiu que a medida não vai trazer prejuízo ao meio ambiente porque prevê apenas o uso de terras já exploradas por outras plantações ou pela pecuária. 

(FLEXA) Em hipótese nenhuma estamos propondo derrubar uma árvore ou derrubar a floresta para plantar cana. Não é isso! O projeto apenas autoriza que o plantio de cana em áreas de cerrado e áreas já alteradas. 

(REPÓRTER) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, criticou decreto do governo que, na prática, inviabiliza o cultivo de cana em áreas que não têm mais cobertura florestal na Amazônia. Na opinião dela, o argumento de defesa do meio ambiente é uma cortina de fumaça para esconder uma guerra comercial. 

(ANA AMÉLIA) Nessa guerra, então, os que não têm interesse, porque não estão preparados para a produção de motores flex e o poder também da energia fóssil, das grandes companhias de petróleo, também há interesses em relação a essa concorrência. 

(REPÓRTER) O projeto está pronto para ser votado pela CRA, mas a decisão só deve ocorrer em agosto, depois do recesso parlamentar. O texto, já aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, também vai ser analisado pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.
05/07/2012, 12h48 - ATUALIZADO EM 05/07/2012, 12h48
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00