CRA debaterá restrições à compra de terras por estrangeiros — Rádio Senado

CRA debaterá restrições à compra de terras por estrangeiros

LOC: OS SENADORES DA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA VÃO DEBATER AS RESTRIÇÕES À COMPRA DE TERRAS POR ESTRANGEIROS. 

LOC: A PROPOSTA É DO SENADOR WALDEMIR MOKA, QUE VÊ PREJUÍZO A INVESTIMENTOS NO BRASIL DE EMPRESAS SEDIADAS EM OUTROS PAÍSES. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:

TÉC: A economia brasileira, principalmente o setor agrícola, está perdendo oportunidade de negócios por causa das restrições à compra de terras por estrangeiros. É o que alerta o senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul. Moka disse que só o estado dele está deixando de receber investimentos de dez bilhões de reais porque empresas estrangeiras aguardam autorização para comprar propriedades rurais. Por isso, ele defende mudanças na legislação. 

(MOKA) Porque uma coisa é você vender terras para estrangeiros que estão especulando; outra coisa é quando você vende terra para, por exemplo, indústrias que vão vir para cá e vão implantar indústrias. 

(REPÓRTER) Waldemir Moka propôs uma audiência pública para discutir o assunto na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. O debate deve acontecer em agosto, logo depois do recesso parlamentar. Dados do governo revelam que a aquisição de terras no Brasil por estrangeiros cresceu desde 2008. O aumento desse mercado levou a Advocacia Geral da União a definir uma nova interpretação da lei em 2010, que limitou o acesso de empresas ou organizações de outros países à propriedade fundiária nacional.
05/07/2012, 01h02 - ATUALIZADO EM 05/07/2012, 01h02
Duração de áudio: 01:18
Ao vivo
00:0000:00