CE analisa proposta apresentada por estudante para mudar vestibular — Rádio Senado

CE analisa proposta apresentada por estudante para mudar vestibular

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PODE AMPLIAR AS FORMAS DE ACESSO AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS, ALÉM DO VESTIBULAR. 

LOC: ESTE PROJETO NASCEU DE UMA SUGESTÃO DE UMA ESTUDANTE DO MATO GROSSO DO SUL, DENTRO DO PROGRAMA "JOVEM SENADOR". SAIBA COMO NESTA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TEC: Dentro do programa "Jovem Senador", a estudante Jessica Peres de 17 anos, moradora de Fátima do Sul, no estado de Mato Grosso do Sul, sugeriu para o Senado um projeto que estabelece que os estudantes de todos os Estados do país poderão entrar para as universidades públicas por meio do PAS, o "Programa de Avaliação Seriada", como inclusive já é feito hoje por algumas instituições caso por exemplo da Universidade de Brasília. Pelo projeto sugerido por Jessica Peres, as provas aconteceriam no final de cada ano letivo do Ensino Médio, e os melhores colocados em cada Estado garantiriam a vaga sem precisar passar pelo Vestibular. Quando esteve no Senado e apresentou este projeto dentro do programa "Jovem Senador", Jessica Peres revelou que seu sonho é fazer o curso de Direito em uma universidade pública, e ela acredita que o PAS cria para o estudante um compromisso maior com o estudo. 

(JESSICA PERES): Vale a pena a gente estudar. Você estudante do Ensino Médio fica horas estudando, escrevendo seus textos, brigando com o lápis, não se preocupem é normal. Mas não desista dos seus sonhos. Vale a pena sofrer, estudar porque tem resultado. 

(REP): Se o projeto for aprovado na Comissão de Educação, ele seguirá direto para a Câmara dos Deputados. Mas para ser aceito no Senado o projeto teve primeiro que passar por uma avaliação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, quando então ganhou o parecer pela aprovação da relatora, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo. 

(ANA RITA): A estudante argumenta que a Avaliação Seriada pode imprimir maior equidade ao Processo Seletivo, além de contribuir para a eliminação da tensão pré-vestibular. 

(REP): Estudantes de todo o país podem participar do programa "Jovem Senador". Saiba como acessando a página www.senado.gov.br/jovemsenador.
04/07/2012, 12h44 - ATUALIZADO EM 04/07/2012, 12h44
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00