Pesquisa revela maior preocupação do brasileiro com o meio ambiente — Rádio Senado

Pesquisa revela maior preocupação do brasileiro com o meio ambiente

LOC: 92% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA DIZ NÃO APOIAR O CRESCIMENTO ECONÔMICO ÀS CUSTAS DO AUMENTO DA POLUIÇÃO, E 71% AFIRMA QUE A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PARA CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE É BRANDA DEMAIS.
 
LOC: PELO MENOS É O QUE DIZ A PESQUISA FEITA PELO SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO DA OPINIÃO PÚBLICA DO SENADO, REALIZADA ENTRE OS DIAS PRIMEIRO E 14 DE JUNHO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.

(Repórter) O Datasenado ouviu 1.200 moradores de 119 municípios, incluindo as capitais de todos os estados brasileiros. Por meio da sondagem, realizada por telefone, o brasileiro disse considerar o meio ambiente a quinta maior preocupação, à frente de emprego, custo de vida e habitação, só perdendo para educação, saúde, segurança pública e corrupção. Apenas 22% disseram achar a legislação ambiental adequada, enquanto que 71% acreditam que ela é branda demais. A quase unanimidade, 92%, declarou não apoiar o desenvolvimento econômico às custas de poluição. E 88% das pessoas ouvidas pelo DataSenado afirmaram que estão dispostas a pagar mais caro por um produto se o fabricante respeitar o meio ambiente. Para o presidente do Senado, José Sarney, representante do PMDB do Amapá, os dados revelam a preocupação do brasileiro com o tema.
 
(José Sarney) Nessa pesquisa mostra que a população está disposta a fazer sacrifícios contanto que preserve o meio ambiente. Para dar um exemplo. Ela prefere que possa consumir álcool em vez de gasolina, Justamente porque o álcool tem menos poluição que a gasolina. Ou não tem quase nenhuma.
 
(Repórter) 49% dos entrevistados disseram ainda sempre levar em conta as propostas ambientais dos candidatos na hora do voto, e 55% acham que o maior problema ambiental do país é o desmatamento.
20/06/2012, 12h55 - ATUALIZADO EM 20/06/2012, 12h55
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00