Ana Amélia cobra votação de projeto que estabeleça punições para fraudadores — Rádio Senado

Ana Amélia cobra votação de projeto que estabeleça punições para fraudadores

LOC: A SENADORA ANA AMÉLIA COBROU A VOTAÇÃO DE PROJETOS QUE ESTABELECEM REGRAS CLARAS E PUNIÇÕES PARA QUEM FRAUDAR OS CONCURSOS PÚBLICOS. 

LOC: UMA DAS PROPOSTAS FOI APRESENTADA PELO SENADOR ACIR GURGACZ, DO PDT DE RONDÔNIA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) Ana Amélia, que é senadora do PP do Rio Grande do Sul, está indignada com a reportagem apresentada no último domingo no Fantástico que mostrou fraudes em concursos públicos em diversos estados. Segundo ele, apenas no seu estado, o Tribunal de Contas registrou nos primeiros meses do ano, 201 ocorrências de irregularidades em concurso, o que é o dobro das denúncias apresentadas no ano passado, no mesmo período. Diante do que mostrou o programa da Rede Globo e dos números do tribunal, a senadora Ana Amélia cobrou a regulamentação séria e eficiente da indústria de concursos. 

(Ana Amélia) Para que todas as regras e crimes sejam discutidos, para que possamos fazer justiça a esses milhões de estudantes brasileiros que dedicam horas de estudo e investem muito, na esperança de um futuro melhor. Hoje, a maioria dos candidatos está sendo enganada por verdadeiras quadrilhas, formadas com um único objetivo: roubar dos cofres públicos e perpetuar esse roubo, colocando parentes ou apadrinhados políticos no serviço público. Se não agirmos contra isso, quando iremos extrair de nossa sociedade esse mal da corrupção? 

(Repórter) Um dos projetos que aguardam exame foi apresentado este ano pelo senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia. Traz regras para todas as fases dos concursos. Entre elas, penas para quem atentar contra a publicidade do edital, do concurso ou de qualquer de suas fases. Estão ainda previstas punições para quem violar ou permitir a violação do sigilo das provas e para quem beneficiar alguém com informações privilegiadas sobre o concurso. Este projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça.
20/06/2012, 04h36 - ATUALIZADO EM 20/06/2012, 04h36
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00