Rodrigo Rollemberg entrega relatório de legisladores a secretário-geral da ONU — Rádio Senado

Rodrigo Rollemberg entrega relatório de legisladores a secretário-geral da ONU

LOC: A CÚPULA MUNDIAL DE LEGISLADORES APROVOU NESTE DOMINGO UM PROTOCOLO DE COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
 
LOC: O RELATÓRIO DO SENADOR RODRIGO ROLLEMBERG FOI ENTREGUE AO SECRETÁRIO-GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A RIO MAIS 20. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(Repórter) Após três dias de discussões, cerca de 300 deputados e senadores de 80 países aprovaram um protocolo de compromisso dos legisladores com o desenvolvimento sustentável. O documento foi entregue pelo relator da Cúpula, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, ao Secretário-Geral das Nações Unidas para a Rio+20, o embaixador chinês Sha Zukang. O relatório busca conciliar o crescimento econômico, a proteção ambiental e a justiça social. O texto estabelece que é necessário avançar na preservação da natureza sem abrir mão das conquistas já obtidas na Eco-92 e em acordos anteriores. Também defende a necessidade de políticas públicas para promover a chamada "economia verde" e a erradicação da pobreza. E propõe a adoção de um novo indicador para medir a riqueza e o progresso dos países, que leve em conta aspectos sociais e ambientais. O senador Rodrigo Rollemberg, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente, considera fundamental a participação dos parlamentares para fiscalizar as ações dos governos e colocar em prática os compromissos assumidos durante a Rio+20.
 
(Rodrigo Rollemberg) Que este processo da Cúpula dos Legisladores seja reconhecida, no documento final a ser produzido pelas Nações Unidas, como um processo importante para a agenda de implementação das metas de desenvolvimento sustentável.
 
(Repórter) A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, também defendeu que as Nações Unidas reconheçam o papel dos parlamentares na discussão sobre meio ambiente.

(Vanessa Grazziotin) E é muito importante porque nós temos a clareza de que nenhum avanço na área ambiental, e ele está intrinsecamente ligado ao avanço na área social, será alcançada sem a participação efetiva dos parlamentos de todos os países.
 
(Repórter) As sugestões da Cúpula Mundial de Legisladores vão ser analisadas pelos chefes de Estado e representantes de governos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, entre 20 e 22 de junho.
18/06/2012, 12h06 - ATUALIZADO EM 18/06/2012, 12h06
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00