Senado terá participação ativa na conferência da ONU — Rádio Senado

Senado terá participação ativa na conferência da ONU

LOC: MAIS DE 500 EVENTOS VÃO OCORRER PARALELAMENTE À CONFERÊNCIA NAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, QUE COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA NO RIO DE JANEIRO.

LOC: A CONFERÊNCIA ESTÁ DIVIDIDA EM TRÊS MOMENTOS. O SENADO PARTICIPA DIRETA OU INDIRETAMENTE EM DIVERSOS ENCONTROS E DEBATES. ACOMPANHE AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:

(REPÓRTER) Nos primeiros dias, desta quarta-feira, 13, até a sexta, 15 de junho, será realizada a terceira Reunião do Comitê Preparatório, que dará continuidade às negociações do documento final da Conferência. Entre 16 e 19 de junho, ocorrerão os "Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável". E de 20 a 22 de junho, haverá o Segmento de Alto Nível da Conferência, que contará com a presença de mais de cem chefes de Estado e de Governo. Paralelamente, ocorrerão eventos organizados por governos, por entidades públicas, organizações não-governamentais e também pela sociedade civil. Um dos principais encontros que contará com a participação do Senado será a primeira Cúpula Mundial de Legisladores, promovida pela organização Globe International, de sexta feira até domingo. O senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, é presidente da representação brasileira da Globe International, organização mundial que discute ações legislativas relacionadas à questão ambiental e às mudanças climáticas. Ele informou que o encontro, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, reunirá 38 presidentes de parlamentos e cerca 300 parlamentares representando mais de 80 países. Os senadores participam também da Rio Clima, ou Rio Climate Challenge, que começa nesta quarta e vai até a segunda-feira. Já no dia 19, a Comissão Mista Sobre Mudanças Climáticas, promove uma audiência pública sobre a Política Nacional de Mudanças Climáticas e Marcos da Sustentabilidade. No dia 20, quarta-feira, haverá uma reunião conjunta das Comissões de Meio Ambiente e de Relações Exteriores do Senado. O tema em debate será Área de Proteção Permanente Mundial e os Compromissos da Rio + 20. O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, que preside da Comissão de Meio Ambiente, espera que o documento final da Rio+20, contenha metas claras para a promoção do desenvolvimento sustentável.

(RODRIGO ROLLEMBERG) O mundo todo está com os olhos voltados para o Brasil, temos uma grande responsabilidade na realização da rio+20, mas quero registrar que não me associo aqueles que entendem que a rio+20 será um fracasso, entendo que poderia avançar mais do que gostaríamos, mas sem dúvida alguma vai haver uma grande mobilização internacional o que contribuirá para sensibilização de governos em diversos países do mundo e temos que perseguir convergências nacionais que poderão significar um legal interno da Rio+20 para o Brasil.

(REPÓRTER) O Senado também terá no Rio Centro um espaço para realização de reuniões e divulgação de publicações do Senado sobre o tema, como a revista Em Discussão, editada pela Secretaria de Comunicação Social.
11/06/2012, 01h51 - ATUALIZADO EM 11/06/2012, 01h51
Duração de áudio: 02:48
Ao vivo
00:0000:00