Paciente com câncer terá que iniciar tratamento em até 60 dias após diagnóstico — Rádio Senado

Paciente com câncer terá que iniciar tratamento em até 60 dias após diagnóstico

LOC: O PACIENTE COM CÂNCER ATENDIDO PELA REDE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, O SUS, TERÁ QUE COMEÇAR O TRATAMENTO EM ATÉ 60 DIAS APÓS O DIAGNÓSTICO DA DOENÇA.  

LOC: O PRAZO FOI ESTABELECIDO EM PROJETO APROVADO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS E QUE SERÁ AGORA VOTADO PELOS SENADORES. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) Além de estabelecer prazo máximo de sessenta dias para o atendimento aos pacientes com câncer em hospitais do SUS, a proposta prevê que os doentes que sofrem com muitas dores terão acesso gratuito a analgésicos, como a morfina. O projeto, que foi apresentado em 1997, pelo ex-senador Osmar Dias, determina também que os estados deverão elaborar planos para a instalação de serviços especializados no tratamento de câncer. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, espera que os senadores aprovem esta proposta o quanto antes. 

(Paulo Paim) o câncer, nós todos sabemos o quanto que atinge grande parte da população mundial e por isso temos que ter com essa doença uma atenção especial no combate para salvar vidas. 

(Repórter) O senador Paulo Paim afirmou ainda que, se a proposta virar lei, o Sistema Único de Saúde terá condições de se organizar para atender com mais presteza os pacientes com câncer.
11/06/2012, 05h12 - ATUALIZADO EM 11/06/2012, 05h12
Duração de áudio: 01:06
Ao vivo
00:0000:00