Líderes se reúnem para definir pauta de votações — Rádio Senado

Líderes se reúnem para definir pauta de votações

LOC: OS LÍDERES SE REÚNEM NESTA TERÇA-FEIRA PARA DEFINIR A PAUTA DE VOTAÇÕES EM PLENÁRIO.

LOC: E OS SENADORES PRESSIONAM PELA VOTAÇÃO DA PROPOSTA QUE PODE ACABAR COM O VOTO SECRETO NO CONGRESSO. REPÓRTER NILO BAIRROS:
 
(Repórter) A proposta de emenda constitucional de autoria do senador Paulo Paim, do PT gaúcho, está pronta para ser votada em primeiro turno. O texto estabelece voto aberto para decidir sobre perda de mandato parlamentar em razão de quebra de decoro e também para análise de veto presidencial e para a escolha de governador de território e de diretores do Banco Central. Permaneceria secreta a escolha de autoridades como magistrados, ministros do Tribunal de Contas da União e procurador geral da República. O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, defende o voto aberto para todas as matérias, mas disse que vota a favor mesmo que a proposta final traga exceções. O importante, segundo Rollemberg, é que o Congresso avance nesse tema.
 
(Rodrigo Rollemberg) O Brasil avançou muito nos últimos anos no aprofundamento da democracia com a aprovação da lei da ficha limpa, da lei da Transparência, a lei de acesso à informação, a instituição da comissão da verdade, e o próximo passo é a instituição do voto aberto. Rep: A decisão sobre a prioridade que será dada ao assunto passa pela reunião de líderes marcada para esta terça-feira, às três e meia da tarde. Segundo o líder do PSDB, senador Álvaro Dias, a oposição já avisou que faz questão de votar esse assunto: Álvaro Dias – nós esperamos a votação da PEC do Voto Aberto na quarta-feira. A PEC do voto aberto é uma exigência da oposição. 

(Repórter) O líder do Governo no Senado, Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, lembra que outros assuntos também estão maduros, como é o caso da PEC do Comércio Eletrônico, proposta que regulamenta a distribuição do ICMS cobrado nas vendas feitas pela internet. Mas concorda que é grande a chance de também votar o fim do voto secreto no Legislativo.
 
(Eduardo Braga) Acho que é uma possibilidade muito grande até quarta-feira votarmos o fim do voto secreto no plenário do Senado, obviamente que ainda precisa ser votado na Câmara dos Deputados.
 
(Repórter) O líder do governo confirmou ainda uma agenda especial voltada para a Rio mais 20, evento que começa nesta semana. Segundo Eduardo Braga, o Senado, além de enviar representantes à capital fluminense, estará atento aos debates organizados pelas Nações Unidas.

11/06/2012, 07h17 - ATUALIZADO EM 11/06/2012, 07h17
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00