Requião quer convocar Mercadante para explicar adoção de livros didáticos — Rádio Senado

Requião quer convocar Mercadante para explicar adoção de livros didáticos

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PODE CONVOCAR O MINISTRO ALOIZIO MERCADANTE PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS.

LOC: A VINDA DO MINISTRO ESTAVA PREVISTA PARA A SEMANA QUE VEM, MAS FOI CANCELADA. REPÓRTER SÉRGIO VIEIRA.
 
(Repórter) O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, deveria vir ao Senado na próxima semana como convidado, mas alegou problemas de agenda. Ele vai estar envolvido com a Rio + 20. Diante da negativa do ministro, o presidente da Comissão de Educação, senador Roberto Requião do PMDB do Paraná, reagiu.

(Roberto Requião) Eu tenho a impressão que o Executivo desrespeita da forma mais absoluta o Senado da República. Eu acho isto uma forma extraordinariamente não-republicana. A impressão que me dá é que o Executivo considera o Senado da República uma brincadeira que pode ser destratada e desconsiderada em todas as ocasiões. Os senhores senadores decidem se querem convocar o Ministro de uma forma que ele não possa mais dizer "não", nem nos mandar Ofícios de funcionários em substituição a si próprio.
 
(Repórter) Roberto Requião cancelou a reunião da próxima semana e anunciou a disposição de convocar o ministro, no lugar de apenas convidá-lo. O senador Wellington Dias do PT do Piauí se ofereceu para mediar a questão e chegar a uma nova data de consenso para a vinda do ministro Aloizio Mercadante. 

(Wellington Dias) Eu me comprometo de tratar diretamente com o ministro em se tratando de um ex-senador aqui, dialogar para entender o que que aconteceu, mostrando que esta situação é uma situação realmente indesejável para esta Comissão.
 
(Repórter) A vinda de Mercadante estava prevista para discutir os critérios do Ministério na adoção dos livros didáticos que são utilizados no país.
05/06/2012, 01h25 - ATUALIZADO EM 05/06/2012, 01h25
Duração de áudio: 01:26
Ao vivo
00:0000:00