Negado pedido da defesa para periciar áudios da Operação Monte Carlo — Rádio Senado

Negado pedido da defesa para periciar áudios da Operação Monte Carlo

LOC: O CONSELHO DE ÉTICA NEGOU O PEDIDO DA DEFESA DO SENADOR DEMÓSTENES TORRES PARA PERICIAR ÁUDIOS E DEGRAVAÇÕES DE FITAS DA OPERAÇÃO MONTE CARLO.

LOC: ALÉM DISSO, O COLEGIADO APROVOU UM REQUERIMENTO DO RELATOR DO CASO, O SENADOR HUMBERTO COSTA, DO PT DE PERNAMBUCO, PEDINDO INFORMAÇÕES AO SENADO SOBRE UMA EX-FUNCIONÁRIA LOTADA NO GABINETE DA LIDERANÇA DA MINORIA. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

(Repórter) A defesa do senador goiano Demóstenes Torres pediu uma perícia nos áudios e na transcrição de conversas gravadas durante a operação Monte Carlo da Polícia Federal. O relator do caso no Conselho de Ética negou a solicitação alegando que ela tinha o objetivo de protelar uma decisão sobre o caso. Além disso, segundo Humberto Costa, o Conselho vai tomar uma decisão política, o que não requer provas tão rigorosas. O senador do PT pernambucano disse que já tem elementos suficientes para redigir seu relatório, que terá como base o depoimento de Demóstenes Torres, que reconheceu no Conselho de Ética que a voz ouvida nas gravações é mesmo dele.

(Humberto Costa) Ele assumiu a veracidade de vários desses diálogos de várias informações que foram veiculadas por diversos órgãos de imprensa, ele respondeu a indagações nossas no sentido de confirmar certas idéias que nós tínhamos.
 
(Repórter) O Conselho de Ética também aprovou um requerimento de Humberto Costa solicitando ao Senado informações sobre a ex-funcionária Kenya Vanessa Ribeiro, lotada no gabinete da liderança da minoria quando o senador Goiano ocupava o cargo. Humberto Costa explicou por que pediu as informações.
 
(Humberto Costa) Porque o próprio senador Demóstenes assumiu que ela foi nomeada a pedido do senhor Carlos Cachoeira.....ele fala, inclusive, num dos diálogos, que precisaria mudá-la de posição porque estaria havendo uma caça as bruxas atrás de servidores fantasmas... então isso realmente interessa no sentido de analisar a quebra ou não do decoro parlamentar.
 
(Repórter) Na próxima terça-feira, o Conselho de Ética volta a se reunir para agendar os dias para a apresentação do relatório final e de possíveis requerimentos. O senador Humberto Costa confirmou a intenção de apresentar o documento até o final de junho e está confiante de que ele seja votado no Plenário da Casa antes do recesso parlamentar em julho.
05/06/2012, 12h45 - ATUALIZADO EM 05/06/2012, 12h45
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00