Brasil terá banco de dados com amostras de DNA de criminoso — Rádio Senado

Brasil terá banco de dados com amostras de DNA de criminoso

LOC: O BRASIL TERÁ UM BANCO DE DADOS COM AMOSTRAS DE DNA DE CONDENADOS PARA AUXILIAR NA INVESTIGAÇÃO DE CRIMES. 

LOC: A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF SANCIONOU A LEI QUE OBRIGA AS UNIDADES OFICIAIS DE PERÍCIA A CRIAREM OS CADASTROS DE REFERÊNCIA DO MATERIAL GENÉTICO E COMPARTILHAREM AS INFORMAÇÕES. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:  

TÉC: A nova lei determina que quem for condenado por crime violento como homicídio, extorsão mediante seqüestro e estupro, entre outros, será obrigado a realizar exame para coleta de material genético. Se a nova lei já estivesse em vigor teria ajudado a resolver com mais rapidez casos como o do maníaco de Contagem. Marcos Trigueiro foi preso em 2010 depois de confessar ter estuprado e assassinado cinco mulheres. Antes, porém, havia sido condenado por roubar e matar um taxista. Se o banco de dados já estivesse funcionando, o material genético do criminoso estaria nele e Marcos Trigueiro seria identificado depois do primeiro estupro. O autor do projeto, senador Ciro Nogueira, do PP do Piauí disse que as evidências encontradas em cenas de crimes, como sêmen, fios de cabelo ou pedaços de unha vão ajudar a elucidar os casos, depois do cruzamento de dados 

(Ciro) É fundamental para que a gente diminua essa sensação de impunidade e que tenha uma solução muito mais rápida para crimes que na sua maioria chocam a sociedade. 

(REP) Quarenta países já adotam a identificação genética de criminosos violentos. No Brasil o banco de dados será abastecido pelas perícias oficiais dos estados, com informações colhidas nos locais dos crimes e compartilhadas por quinze estados que já tem laboratório, como os do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro. A lei entra em vigor em no máximo 180 dias.
30/05/2012, 12h54 - ATUALIZADO EM 30/05/2012, 12h54
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00