Subcomissão discute manutenção de aviões e helicópteros no Brasil — Rádio Senado

Subcomissão discute manutenção de aviões e helicópteros no Brasil

LOC: A SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA SOBRE A AVIAÇÃO CIVIL DISCUTIU NESTA TERÇA-FEIRA COM ESPECIALISTAS E EMPRESÁRIOS A MANUTENÇÃO DE AVIÕES E HELICÓPTEROS NO BRASIL.  

LOC: OS CONVIDADOS COBRARAM MAIS INCENTIVOS PARA GARANTIR A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE MECÂNICOS ESPECIALIZADOS E ALERTARAM QUE O PAÍS JÁ SOFRE COM A FALTA DE MÃO DE OBRA NO SETOR. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

Téc: Os engenheiros e donos de empresas aéreas pediram um maior incentivo das autoridades para melhorar a manutenção de aviões e helicópteros no Brasil e garantir mais segurança nos voos. Entre as sugestões apresentadas, eles pediram a descentralização da Agência Nacional de Aviação Civil, responsável por fiscalizar o setor, a diminuição da burocracia e dos impostos para a compra de peças e a destinação de áreas ociosas em aeroportos para a instalação de oficinas de manutenção. Também cobraram incentivos para a formação e qualificação profissional e pediram mais agilidade da Anac para garantir a certificação técnica dos mecânicos especializados. O gerente de manutenção da Líder Aviação, Antônio Andrade, explicou que a empresa fechou 2011 com 294 mecânicos em seu quadro, mas vai precisar de mais de 500 profissionais em 2016. Antônio Andrade alertou que o país sofre um apagão de mão-de-obra na área. 

(Antônio) O que nós não temos é mão de obra. Isso não é novidade no Brasil. Entretanto, dentro da área da viação a mão de obra não se forma do dia para a noite. A solução para o problema da manutenção é uma solução simples. Eu acho que a gente tinha de desenvolver dentro do Brasil uma política pública de fomento para a formação de mão de obra para a manutenção aeronáutica 

(REP) O presidente da Subcomissão de Aviação Civil, senador Vicentinho Alves do PR de Tocantins, disse que a manutenção de aeronaves no Brasil segue os mais rigorosos critérios internacionais. Mas disse que as sugestões para mudar a legislação buscam melhorar a qualidade dos serviços. 

(Vicentinho) Tornaram-se ao momento medidas urgentes e de pronta aplicação sobre o risco de vermos em breve inviabilizado nãos apenas o crescimento mas o futuro de toda a aviação.

(REP) A Subcomissão é ligada à Comissão de Infraestrutura do Senado Federal. Ao final dos trabalhos, no início do segundo semestre, os senadores devem examinar o relatório final com as sugestões de uma nova legislação para o transporte aéreo no Brasil.
29/05/2012, 01h48 - ATUALIZADO EM 29/05/2012, 01h48
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00