Comissão aprova criação da Política Nacional de Apoio ao Agrotóxico Natural — Rádio Senado

Comissão aprova criação da Política Nacional de Apoio ao Agrotóxico Natural

LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE APROVOU, NESTA TERÇA-FEIRA, PROJETO QUE CRIA A POLÍTICA NACIONAL DE APOIO AO AGROTÓXICO NATURAL. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O projeto prevê a utilização de dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o financiamento de pesquisas sobre a produção de agrotóxicos de origem natural. O poder público deverá financiar a criação de indústrias para a produção desses agrotóxicos não sintéticos, oferecendo empréstimos subsidiados com taxas de juros menores, além de estímulo para que os produtores rurais usem esses produtos. A autora do projeto, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, destacou que os defensivos agrícolas naturais são menos tóxicos e causam baixo impacto ambiental, por que se decompõem rapidamente. Usados em combinação com produtos sintéticos, eles também apresentam melhor eficiência e rendimento na lavoura. O relator, senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, disse que há anos a comunidade científica brasileira, com apoio da EMBRAPA, reconhece a importância das pesquisas sobre o uso de agrotóxicos naturais. 

(ANÍBAL) O Brasil, como um dos maiores produtores agrícolas do mundo, tem o grande desafio de promover maior sustentabilidade dessa produção, tanto pelos benefícios ao meio ambiente quanto pela segurança alimentar da população e dos mercados externos aos quais se destinam os produtos agropecuários. 

(REP) O projeto segue agora para a Comissão de Ciência e Tecnologia. Depois, vai para a comissão de Agricultura e Reforma Agrária, de onde poderá ser encaminhado diretamente para a Câmara dos Deputados sem precisar de votação no plenário.
29/05/2012, 01h17 - ATUALIZADO EM 29/05/2012, 01h17
Duração de áudio: 01:30
Ao vivo
00:0000:00