Senadores lamentam atraso nas obras da Copa do Mundo — Rádio Senado

Senadores lamentam atraso nas obras da Copa do Mundo

LOC: OS SENADORES LAMENTARAM O ATRASO DAS OBRAS PLANEJADAS PARA A COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL. 

LOC: UM BALANÇO DIVULGADO NESTA QUARTA-FEIRA PELO GOVERNO FEDERAL MOSTRA QUE, DE TODAS AS OBRAS PREVISTAS PARA O MUNDIAL, APENAS CINCO POR CENTO ESTÃO CONCLUÍDAS. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI:  

TÉC: O valor total dos investimentos para a Copa do Mundo chega a 27 bilhões de reais, e as obras já concluídas atingem 1% desse montante. 41% dos empreendimentos planejados ainda não tiveram início. O relatório do governo se refere a estádios, mobilidade urbana, portos, aeroportos e outros projetos de infraestrutura. Relatora da Lei Geral da Copa no Senado, a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, está otimista de que o Brasil vai cumprir os compromissos firmados, mas lamentou os atrasos nos projetos. 

(ANA AMELIA): Quando você assume um compromisso internacional, é muito diferente de um contrato interno aqui. Quando você faz um contrato dessa envergadura que tem repercussão no mundo inteiro aí você não pode correr o risco de ser tratado como um país que não respeita as regras e não é capaz de executar uma obra que está prevista e tem que ser no tempo. 

(REP) O senador Paulo Bauer, do PSDB catarinense, lembra que a oposição já havia advertido sobre a possibilidade de atrasos no cronograma desde que o governo enviou ao Congresso o projeto da Lei Geral da Copa. 

(PAULO BAUER): Agora a gente está vendo a realidade daquilo que nós informávamos e afirmávamos que ia acontecer. Obras sem projeto executivo consolidado e sem um processo licitatório adequado geram esse tipo de atraso, demora, perda de qualidade e suspeita de falta de transparência. 

(REP) As obras de mobilidade urbana são a maior preocupação do senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, mas ele diz estar confiante de que o país vai organizar um grande mundial de futebol. 

(DELCIDIO DO AMARAL): É claro que nós temos que ficar muito atentos, porque o desenvolvimento de algumas frentes está muito aquém do que nós estávamos esperando. Talvez o maior foco de preocupação e acho que de atenção que nós precisamos ter é mobilidade urbana, os projetos de mobilidade urbana estão atrasados e esse sim efetivamente são o caminho crítico para implementação de tudo aquilo que nós assumimos, para que a gente venha a realizar em 14 uma das melhores Copas do Mundo já vistas. 

(REP) O balanço do governo federal sobre o andamento das obras para a Copa 2014 foi feito a partir de dados levantados no final do mês de abril.
24/05/2012, 06h33 - ATUALIZADO EM 24/05/2012, 06h33
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00