Senado, Câmara e TCU assinam acordo para fortalecer ouvidorias — Rádio Senado

Senado, Câmara e TCU assinam acordo para fortalecer ouvidorias

LOC: O SENADO FEDERAL, A CÂMARA DOS DEPUTADOS E TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO ASSINARAM NESTA QUINTA-FEIRA UM ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA FORTALECER AS OUVIDORIAS DO LEGISLATIVO.  

LOC: O OBJETIVO É AUMENTAR A TRANSPARÊNCIA, PERMITIR A FISCALIZAÇÃO E FACILITAR O ACESSO DO CIDADÃO ÀS INFORMAÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL E DO TCU. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: O acordo assinado pelo presidente do Senado Federal, José Sarney, do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler, e a vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas, prevê a cooperação técnica, o intercâmbio de informações e a articulação de ações conjuntas entre as ouvidorias dos três órgãos. O objetivo é aumentar a transparência, ampliar o atendimento e facilitar o acesso do cidadão às informações do Congresso Nacional e do TCU. Durante a solenidade, as autoridades elogiaram a Lei de Acesso à Informação, que obriga os órgãos públicos a divulgarem os dados solicitados pela população. E lembraram que as Casas estão se adaptando para divulgar informações administrativas, como o contracheque de servidores. O ouvidor-geral do Senado, Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, disse que o órgão recebe em média 250 pedidos por mês, e defendeu que a cooperação vai aproximar a população do Congresso Nacional. 

(Flexa) Nesta luta para tornar o Estado brasileiro mais transparente para o cidadão. Enfim, mais transparência, mais comunicação e mais interação. Essas são virtudes chaves para o fortalecimento da democracia brasileira 

(REP) O presidente do Senado, José Sarney, disse que o Poder Legislativo deve atender os anseios da sociedade e lembrou que a Casa já tinha se adiantado à Lei de Acesso à Informação, com a divulgação de suas atividades, servidores, contratos e gastos no Portal da Transparência. 

(Sarney) Nós também procuramos desde o princípio criar nesta casa uma transparência total. O nosso portal já hoje ele dá a quase totalidade de tudo o que acontece sem nenhuma restrição. E com a lei de acesso à informação nós nos adiantamentos, criando já aqui uma comissão para esta classificação que a lei exige e que nós devemos fazer muito rapidamente. 

(REP) O contato com a Ouvidoria do Senado Federal pode ser feito pelo Alô Senado, pelo telefone 0800 - 612211, e pelo Portal do órgão na Internet, no endereço www.senado.gov.br/ouvidoria, além de poder ser feito pessoalmente, no prédio do Senado Federal.
24/05/2012, 01h50 - ATUALIZADO EM 24/05/2012, 01h50
Duração de áudio: 02:23
Ao vivo
00:0000:00