Parlamentares lançam frente em defesa das populações extrativistas — Rádio Senado

Parlamentares lançam frente em defesa das populações extrativistas

LOC: SENADORES E DEPUTADOS LANÇAM A FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DAS POPULAÇÕES EXTRATIVISTAS.

LOC: O LANÇAMENTO COINCIDE COM O ANIVERSÁRIO DE UM ANO DA MORTE DE UM CASAL EXTRATIVISTA NO PARÁ. MAIS INFORMAÇÕES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:

(REPÓRTER) O extrativismo é uma das atividades mais antigas do ser humano. A população que vive desse tipo de trabalho está localizada em geral nas reservas extrativistas, que são protegidas por lei. Mas a situação desses povos é frágil, porque na busca pela madeira, frutos, pesca e outros produtos, os extrativistas, principalmente no norte do país, enfrentam a reação de madeireiros e fazendeiros. Foi o que aconteceu com o casal José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, mortos numa emboscada há um ano no sudeste do Pará, depois de denunciarem ameaças desses grupos. O crime, que ainda não foi elucidado, foi lembrado nesta semana por senadores e deputados, que lançaram no Congresso a Frente Parlamentar em defesa das Populações Extrativistas. O grupo, composto por 187 deputados e quatro senadores, tem como secretário geral o senador Randolfe Rodrigues, do PSol do Amapá. O senador afirmou que a Frente vai reunir os projetos relacionados ao setor e buscar apoio no Congresso para que sejam logo votados. Ele acredita que o Legislativo se preocupa muito com o agronegócio, por razões econômicas, mas esquece das populações das florestas. A solução, segundo Randolfe Rodrigues, é fazer com que iniciativas positivas, mas isoladas, sejam expandidas para todo o país com o apoio de medidas legais:

(Randolfe Rodrigues) O problema é que as conquistas na Amazônia em relação a esses trabalhadores são muito isoladas.são alguns avanços no Acre, e por outro lado, em regiões como no Pará, esses trabalhadores são jogados à própria sorte, muitas vezes eles que cumprem o papel de guardiões da floresta e estão à mercê também de coisas tais quais de assassinato tais quais Claúdio e Maria foram vítimas há um ano. 

(REPÓRTER) Entre os principais produtos originários do extrativismo no Brasil estão o açaí, a erva-mate, o babaçu, a piaçava, o palmito, o látex e a castanha do Pará. Além de Randolfe Rodrigues, a Frente Parlamentar tem na sua coordenação o deputado federal Alfonso Florence, do PT da Bahia, e o senador Jorge Viana, do PT do Acre.
24/05/2012, 07h15 - ATUALIZADO EM 24/05/2012, 07h15
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00