Comissão aprova união civil entre pessoas do mesmo sexo — Rádio Senado

Comissão aprova união civil entre pessoas do mesmo sexo

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVOU A UNIÃO CIVIL ENTRE AS PESSOAS DO MESMO SEXO. 

LOC: PARA A SENADORA MARTA SUPLICY, ESTE FOI UM DIA HISTÓRICO. REPÓRTER SERGIO VIEIRA.  

(Marta Suplicy) Considero um dia histórico hoje para o Senado. É a primeira conquista que as pessoas homossexuais têm no Congresso Nacional em 16 anos. 16 anos não, acho que desde sempre porque aqui no Senado nunca teve. Eu estou bastante emocionada com o que está acontecendo. 

(Repórter) Com estas palavras a senadora Marta Suplicy do PT de São Paulo saudou a iniciativa da Comissão de Direitos Humanos, que aprovou o projeto dela que determina o reconhecimento das uniões estáveis e do casamento civil entre as pessoas homossexuais. Marta acredita que com esta iniciativa o Congresso Nacional passa a acompanhar um movimento que já existe em outros Poderes. 

(Marta Suplicy) O que hoje nós estamos conquistando é o que o Supremo Tribunal Federal fez, e deu possibilidade às pessoas homossexuais a união estável. 

(Repórter) A relatora foi a senadora Lídice da Mata do PSB da Bahia, que acredita que este projeto é um sinal de respeito à diversidade que existe na sociedade brasileira. 

(Lídice da Mata) Dispõe somente sobre o casamento civil, sem qualquer impacto sobre o casamento religioso. Não fere de modo algum a liberdade de organização religiosa, embora garanta que a fé de uns não se sobreponha à liberdade pessoal de outros. Ninguém pode impor a sua fé aos demais. 

(Repórter) O projeto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça.
24/05/2012, 11h53 - ATUALIZADO EM 24/05/2012, 11h53
Duração de áudio: 01:21
Ao vivo
00:0000:00