Ariano Suassuna pode ser o indicado do Brasil ao Nobel de Literatura 2012 — Rádio Senado

Ariano Suassuna pode ser o indicado do Brasil ao Nobel de Literatura 2012

LOC: O ESCRITOR PARAIBANO ARIANO SUASSUNA PODERÁ SER INDICADO PELO BRASIL PARA CONCORRER AO PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA 2012. 

LOC: O PEDIDO FOI APROVADO NESTA QUINTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL DO SENADO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TEC: O autor do pedido da indicação, senador Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, destacou que Ariano Suassuna é um dos mais reconhecidos escritores brasileiros; cuja obra traduz os tipos e o espírito nacionais. Membro da Academia Brasileira de Letras, Suassuna é autor de "O Auto da Compadecida" e "A Pedra do Reino" entre outros livros, que têm traduções para diversas línguas, como inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, holandês, italiano e polonês. O requerimento aprovado ressalta que a indicação à Fundação Nobel deverá seguir formalmente as orientações do Itamaraty. O senador Aloysio Nunes, do PSDB de São Paulo, elogiou a iniciativa 

(ALOYSIO) creio que a comissão não negará o apoio unânime à proposição no sentido de levarmos à consideração da Academia Sueca do Reino da Suécia como concorrente ao premio Nobel de literatura 2012 o escritor Ariano Suassuna 

(REPÓRTER) O Prêmio Nobel foi criado em 1900 pelo químico e industrial sueco Alfred Nobel, inventor da dinamite. A Academia Sueca é responsável pela elaboração e encaminhamento das listas de indicações para escolha pelos comitês específicos das cinco áreas de premiação: química, física, medicina, literatura e paz. Os prêmios são entregues anualmente em dezembro e custeados pelos rendimentos da fortuna deixada pelo industrial e por recursos privados. Já o prêmio de Economia é pago pelo Banco Central sueco com recursos públicos. Até hoje, seis escritores latino americanos receberam o Nobel de Literatura, mas nenhum brasileiro. O pedido da indicação segue agora para o plenário do Senado. 

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES TAMBÉM APROVOU QUATRO ACORDOS INTERNACIONAIS QUE AUTORIZAM DEPENDENTES DE FUNCIONÁRIOS DO CORPO DIPLOMÁTICO E SERVIÇOS CONSULARES A TRABALHAREM NO PAÍS ONDE ESTÃO RESIDINDO TEMPORARIAMENTE. 

LOC: OS ACORDOS APROVADOS NESTA QUINTA-FEIRA APLICAM-SE ÀS EMBAIXADAS DA JAMAICA, ZIMBÁBUE, ALBÂNIA E GUINÉ-BISSAU EM BRASÍLIA, E ÀS MISSÕES DIPLOMATICAS DO BRASIL NESSES PAÍSES.
24/05/2012, 01h25 - ATUALIZADO EM 24/05/2012, 01h25
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00