Títulos de pós-graduação podem ser reconhecidos automaticamente — Rádio Senado

Títulos de pós-graduação podem ser reconhecidos automaticamente

LOC: OS TÍTULOS DE PÓS-GRADUAÇÃO OBTIDOS POR BRASILEIROS EM PAÍSES DO MERCOSUL PODERÃO SER RECONHECIDOS AUTOMATICAMENTE. 

LOC: NESTA TERÇA-FEIRA A REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO BLOCO DEU PARECER FAVORÁVEL A PROJETO DE LEI COM ESSA DETERMINAÇÃO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI: 

TÉC: De acordo com o projeto, apresentado pelo deputado Gonzaga Patriota, do PSB de Pernambuco, os estudantes brasileiros que obtiverem títulos de pós-graduação em instituições de ensino superior na Argentina, no Uruguai ou no Paraguai, poderão ter o direito ao reconhecimento automático desses diplomas. Com isso, ficarão dispensados da obrigação de submeter o título aos procedimentos definidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Atualmente, essa regra vale somente para os professores e pesquisadores estrangeiros que atuam no Brasil. A matéria teve como relator o senador Paulo Bauer, do PSDB catarinense. A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, elogiou o projeto, e disse esperar que a medida evolua também para os diplomas de graduação. 

(VANESSA GRAZZIOTIN): O Mercosul construir condições e portanto parâmetros para a gente ir além dos cursos de pós-graduação. Trabalhar uma integração maior inclusive na formação universitária. Agora, para isso é necessário que tenhamos padrões, grades mínimas, uma grade horária compatível entre uma e outra nação. Uma equalização das exigências 

(Celso) Apesar de já contar com parecer favorável da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, o reconhecimento automático dos títulos de pós-graduação ainda precisa ser aprovado separadamente em votações na Câmara dos Deputados e também no Senado Federal.
22/05/2012, 08h19 - ATUALIZADO EM 22/05/2012, 08h19
Duração de áudio: 01:24
Ao vivo
00:0000:00