Comissão deve apresentar sugestões à Rio+20 na próxima semana — Rádio Senado

Comissão deve apresentar sugestões à Rio+20 na próxima semana

LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DO SENADO VAI APRESENTAR, NA SEMANA QUE VEM, SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, A RIO+20. 

LOC: O TEXTO-BASE, QUE SUGERE A CRIAÇÃO DE ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MUNDIAL, FOI APRESENTADO PELO PRESIDENTE DA COMISSÃO NESTA TERÇA-FEIRA, COMO INFORMA O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Os senadores terão até segunda-feira para fazer sugestões ao documento, que vai apresentar formalmente a posição da Comissão de Meio Ambiente do Senado sobre os temas que devem ser discutidos na Rio+20 e os compromissos que esperam ser adotados pelos países ao final da conferência. Entre os 14 pontos apresentados, estão a renovação dos compromissos da Eco92 com o desenvolvimento sustentável, centrado no crescimento econômico, na proteção ambiental e na inclusão social; a avaliação das medidas previstas na agenda 21; e a definição mais precisa do que é a economia verde. O presidente da Comissão, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, disse que devem estar entre as sugestões a elaboração de estruturas institucionais e indicadores socioambientais, e mesmo a criação de uma área de proteção ambiental internacional. 

(Rodrigo Rolemberg) Criação de uma estrutura institucional internacional que atribua igual relevância no mínimo às dimensões econômica, ambiental e social do desenvolvimento sustentável. Criação de indicadores e objetivos de desenvolvimento sustentável a serem atingidos por todos os países até 2030. Indicação da necessidade de se firmarem convenções internacionais sobre águas, responsabilidade socioambiental das empresas e florestas, inclusive com a criação da área de preservação permanente mundial. 

(Repórter) O senador Jorge Viana, do PT do Acre, lamentou a ausência, na Rio+20, de figuras de grande importância no cenário internacional, como a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, e possivelmente o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. 

(Jorge Viana) A maioria dos países aí que estão vivendo a crise na Europa, os próprios Estados Unidos, eles agora dizem, não, a prioridade é sair da crise. Mas não adianta, sai da crise sem nenhuma sustentabilidade. A agenda socioambiental só cresce, a luta por segurança alimentar, combate à pobreza, por garantias individuais de cada cidadão, é uma agenda que é do século 21. E lamentavelmente, a prioridade da política de muitos países ainda está focada no século 20. 

(Repórter) Jorge Viana lembrou, no entanto, que mais de 100 líderes confirmaram presença na Rio+20, e disse esperar que a conferência seja ousada e tenha participação popular marcante como a Rio92.
22/05/2012, 01h48 - ATUALIZADO EM 22/05/2012, 01h48
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00