Governo informa senadores com estão preparativos para a Rio+20 — Rádio Senado

Governo informa senadores com estão preparativos para a Rio+20

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES OUVIU NESTA SEGUNDA-FEIRA O RELATO SOBRE COMO O GOVERNO VEM SE PREPARANDO PARA A RIO + 20. 

LOC: FOI O QUARTO ENCONTRO SOBRE A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, QUE ACONTECE NO MÊS QUE VEM, NO RIO DE JANEIRO. O REPÓRTER NILO BAIRROS TEM OS DETALHES:  

(Repórter) O assessor extraordinário do Ministério do Meio Ambiente, Fernando Lyrio, anunciou a entrega, nesta terça-feira, de um documento que vai sintetizar as discussões sobre a Rio+20. Fernando Lyrio explicou que este será o texto base para as negociações prévias da Conferência e destacou o capítulo que trata dos objetivos do desenvolvimento sustentável: 

(Fernando Lyrio) Esse é um tema que caracteriza e engloba em sua discussão várias das expectativas que temos em relação à Conferência. Os objetivos do desenvolvimento sustentável seriam então o conjunto de temas acordados pelos países, em torno dos quais se adotariam metas, indicadores e processos bastante específicos que gerassem o comprometimento de todos os países. 

(Repórter) Entre esses compromissos, explicou Fernando Lyrio, estaria a formação de um fundo, gerido pelas Nações Unidas, para financiar o desenvolvimento sustentável. Já o assessor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o professor da Unicamp Carlos Alfredo Joly, relatou aos senadores os debates promovidos pela comunidade científica internacional. Segundo ele, esses encontros, que são reconhecidos pelas Nações Unidas, fornecem orientações que serão usadas na Rio+20. E entre as propostas do meio acadêmico, afirmou Carlos Alfredo Joly, está a adoção de um novo índice entre os países: 

(Carlos Alfredo Joly) Uma das temáticas bastante discutidas nesses encontros é a substituição do PIB por um índice, um indicador que leve em conta os aspectos sociais, o IDH faz isso e pode ser aproveitado, mas também leve em conta os aspectos ambientais. então se discute a criação de uma nova forma de avaliar o grau de desenvolvimento e também, consequentemente, o engajamento dos países em relação á sustentabilidade. 

(Repórter) Outro convidado da noite, o ex-secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Fábio Feldmann, fez um resumo histórico dos encontros mundiais na área ambiental. Feldmann, que representou o Brasil na Rio+10, Conferência realizada em 2002 em Johanesburgo, na África do Sul, se mostrou pessimista quanto aos resultados da Rio+20. Segundo ele, a Conferência carece de uma liderança forte e de maior representatividade de chefes de estados das grandes nações.
21/05/2012, 08h49 - ATUALIZADO EM 21/05/2012, 08h49
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00