Comissão vai pedir ao STF fim do sigilo das investigações — Rádio Senado

Comissão vai pedir ao STF fim do sigilo das investigações

LOC: OS INTEGRANTES DA CPI MISTA DO CACHOEIRA APROVARAM DEZENAS DE REQUERIMENTOS DE CONVOCAÇÃO E QUEBRAS DE SIGILO DE PESSOAS E EMPRESAS ENVOLVIDAS COM O CONTRAVENTOR CARLOS CACHOEIRA.  

LOC: A COMISSÃO VAI PEDIR AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL O FIM DO SIGILO DAS INVESTIGAÇÕES DO ESQUEMA DO CONTRAVENTOR. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER) Na reunião administrativa da CPI Mista do Cachoeira dessa quinta-feira, foi aprovado o pedido para que o Supremo Tribunal Federal acabe com o sigilo das investigações contra o contraventor Carlos Ramos. Os integrantes da Comissão decidiram ainda pela convocação de 51 pessoas, entre elas, a ex-mulher do bicheiro, Andréa Aprígio, além de envolvidos no esquema de corrupção, como delegados e ex-assessores de políticos. Os deputados e senadores da CPI também aprovaram a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de integrantes da organização de Cachoeira, e de diversas empresas, que seriam usadas para legalizar o dinheiro obtido de maneira ilícita. O único requerimento polêmico foi o que determinou a quebra dos sigilos das filiais da Delta Construções nos estados da Região Centro-Oeste. O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, foi um dos que tentou incluir no pedido o fim do segredo dos dados da matriz ao lembrar que a Delta Brasil tem contratos com o governo federal e com os governos do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, só para citar alguns. Para Randolfe, o adiamento da votação desse requerimento sinaliza uma meia-investigação, já que o dono da empreiteira, Fernando Cavendish, ainda não foi convocado. 

(Randolfe Rodrigues) Há uma promessa aqui que no dia 5 de junho voltaremos a apreciar esses requerimentos. Sem investigar a Delta Brasil, sem convocar o Sr. Cavendish e os governadores, sem ir adiante com os elementos que já temos, essa investigação será pela metade.

(REPÓRTER) O relator da CPI, deputado Odair Cunha, do PT mineiro, explicou que as investigações vão começar pela Delta Centro-Oeste até chegar a matriz. 

(Odair Cunha) A Delta será investigada. Temos um ponto inicial. Temos o Sr. Cláudio Abreu, que era diretor da Delta Centro-Oeste. Esse sim que era sócio oculto do Cachoeira e do senador Demóstenes Torres. É a ponta do iceberg, ela pode nos remeter à quebra de sigilos mais avançada, à convocação do Cavendish. Mas a partir das provas e não do desejo de político de alguns. 

(REPÓRTER) O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, rebateu as reclamações dos parlamentares que queriam convocar os governadores de Goiás, Marconi Perillo; do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. 

(Vital do Rêgo) E nenhum momento estava estabelecido que votaríamos governadores hoje. Toda a pauta preliminar tratada era a de que traríamos hoje o aprofundamento das quebras de sigilo e transferências, que são a base do processo investigatório.

(REPÓRTER) Os integrantes da CPI também aprovaram um pedido para que o Ministério da Justiça tente identificar contas bancárias e imóveis no exterior de Cachoeira e do senador Demóstenes Torres. A Comissão aprovou ainda o requerimento de seqüestro dos bens de todos os envolvidos no esquema de Cachoeira, que deverá falar à CPI na próxima terça-feira.
17/05/2012, 05h31 - ATUALIZADO EM 17/05/2012, 05h31
Duração de áudio: 03:05
Ao vivo
00:0000:00